Neste sábado, 12, às 19h, na Secretaria de Cultura (antigo Fórum), será realizado o lançamento do livro “Memórias que anunciam o futuro”, organizado por Dom Sebastião Soares e padre Romero Freitas. A obra é de Dom Clemente Isnard e contém seus últimos escritos, além de outros que foram retomados do seu primeiro livro, intitulado “Magistério Episcopal”.
“Tentei, junto com Dom Sebastião Soares, prestar uma homenagem a este grande bispo que marcou a vida da diocese de Nova Friburgo como seu primeiro bispo e, pelo seu testemunho de humildade e serviço à Igreja. Nestas 270 páginas acredito que os leitores poderão saborear com facilidade este testemunho de liberdade numa igreja dos pobres, onde o Concílio Ecumênico Vaticano II, as Comunidades Eclesiais de Base, a Liturgia e o Monarquismo revelam e experiência deste grande bispo”, contou padre Romero, que estará presente no lançamento do livro.
Ele ainda ressalta que, para quem conheceu Dom Clemente, temas como “Comunhão em Verdade e Liberdade”, “A Igreja é o Povo de Deus”, “Igreja e Política”, “A Corrupção é Coisa Antiga”, “Estruturas de Pecado” e “Evangelização e Promoção da Justiça”, entre outros, fazem parte do livro.
“A abordagem desses temas deram a Dom Clemente o direito e dever de escrever, assim como São Paulo: ‘Combati o bom combate, terminei minha carreira’. Creio ser uma homenagem justa, embora não à altura de dele, mas feita com muito carinho, dando possibilidade às pessoas de conhecer, recordar e reverenciar este grande bispo da Igreja”, disse o padre Romero.
Deixe o seu comentário