Últimas semanas para visitar a exposição sobre os 100 anos da indústria de Nova Friburgo realizada pela Firjan

quinta-feira, 15 de março de 2012
por Jornal A Voz da Serra

Com entrada franca, exposição inaugurada em dezembro fica em cartaz só até 30 de março

O friburguense que ainda não teve a oportunidade de visitar a exposição 100 Anos da Indústria de Nova Friburgo tem apenas mais duas semanas para fazê-lo. Fica em cartaz somente até 30 de março, das 13h às 18h, a exposição comemorativa organizada pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro). Inaugurada em dezembro, a caprichada montagem—que teve consultoria dos professores de História, João Raimundo de Araújo e Ricardo Costa—já atraiu cerca de 5 mil pessoas.

 Em uma área de 150 m² estão reunidos dados históricos, ampliação de jornais da época, painel de fotos e reprodução da Noite do Quebra-Lampiões, entre outros detalhes. Um lounge e pequeno auditório servem como espaço para as conversas informais com personagens e interessados na memória industrial do município, denominadas “Histórias da Indústria”. Percorrendo a exposição é impossível deixar de notar a capacidade empreendedora do povo friburguense. 

Visitantes ilustres estiveram na exposição, como o presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, o cônsul alemão Tarmo Dix e o prefeito de Nova Friburgo, Sérgio Xavier, entre outras personalidades. Na próxima semana, virá o diretor executivo da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha, Hanno Erwes, para conhecer a exposição, visitar indústrias e compreender a histórica relação da indústria de Nova Friburgo com o povo alemão, já que a influência germânica na industrialização do município é um traço marcante.

 “Essa luz do passado é importante para nos iluminar nos dias de hoje, em que procuramos delinear um novo futuro. É um trabalho da maior importância para Nova Friburgo, uma cidade de grande base industrial”, declara Vicente Bastos, presidente da Firjan Regional. “O principal objetivo das comemorações é marcar o centenário da indústria de Nova Friburgo de forma compatível com a sua importância histórica na transformação econômica e social de nossa cidade”, explica o coordenador do Comitê Centenário da Indústria de Nova Friburgo, o empresário Antônio Carlos Cordeiro. 

Diversos protagonistas dessa história se envolveram como parceiros no projeto da exposição. Entre eles: o Departamento de História da Faculdade Santa Dorotéia, os departamentos de Comunicação Social e de Administração da Universidade Cândido Mendes, a Colônia Alemã, a Associação Comercial (Acianf), além de empresários, trabalhadores, pesquisadores e interessados. A criação e montagem foram feitas pela Fábrica de Ideias.

 A HISTÓRIA - Uma ambientação cênica reproduz a famosa Noite do Quebra-Lampiões, ocorrida no início do século, quando a população partiu para a quebra dos lampiões a gás nas ruas, fato que abriu caminho para a concessão do serviço de energia elétrica e início do processo retratado. O grande empreendedor alemão Julius Arp obteve a concessão da energia, fundou a Fábrica de Rendas Arp e foi incentivador e sócio de outras indústrias têxteis, que se revelaram grandes forças no século XX, como a Filó e a Ypu.

 No setor metal-mecânico, que gera os empregos mais bem pagos da indústria local e está em ascensão, o grande nome foi Frederico Sichel. Ele ajudou a fundar a Haga e também algumas das mais de 50 empresas que surgiram depois. A indústria de lingerie é outro importante capítulo da economia da cidade.

Nos dias de hoje, a indústria chega a ser responsável por 41% dos empregos formais do município. É um número significativo, o segundo maior índice do estado. Somente o Senai Nova Friburgo forma profissionais para a indústria local desde 1943, há quase 70 anos. A importância do segmento industrial para o município está no coração da sua história.

 A exposição 100 Anos da Indústria de Nova Friburgo está no segundo piso do Cadima Shopping, em uma loja próxima à escada rolante. Outros debates do “Histórias da Indústria” estão previstos para entrar na programação ainda até o fim de março. Em breve, serão divulgados.

SERVIÇO:

Últimos dias: Exposição Centenário da Indústria de Nova Friburgo

Data: segunda a domingo—até 30 de março

Novo horário de funcionamento: De segunda a sábado, das 13h às 18h.

Local: Segundo Piso do Cadima Shopping—Rua Moisés Amélio 17, Nova Friburgo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade