Última semana do Festival de Truta tem oficinas de culinária

Cursos gratuitos com chefes e oficineiros locais ocorrem no Friburgo Shopping até esta quinta
terça-feira, 27 de novembro de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Última semana do Festival de Truta tem oficinas de culinária

O Festival de Truta de Nova Friburgo termina esta semana com oficinas de culinária gratuitas. Nesta quinta-feira, 28, tem oficinas de organização da cozinha, montagem de mesa para o Natal e atendimento ao cliente. Na quinta-feira, 29, será realizado o curso de montagem de mesa para o ano-novo.

Todas as oficinas acontecem no Friburgo Shopping, na Praça Getúlio Vargas,  em um espaço montado no primeiro piso. Confira os horários abaixo. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 98829-2912 ou pelo site www.festivaldetruta.com.br. O evento é realizado pela Teia de Eventos com apoio e parceria do Sebrae.

Até esta sexta-feira, 30, quando o festival termina, turistas e moradores que visitarem algum restaurante participante poderão votar e comentar o que acharam sobre os pratos no Facebook do evento. A foto mais curtida vai ganhar o prêmio “Prato Favorito 2018”. Além da votação popular, um grupo de jurados está visitando os estabelecimentos participantes para degustação dos pratos.

O Festival da Truta já tem mais de 20 edições e, este ano, reúne 50 estabelecimentos, oferecendo pratos e delícias feitas com o peixe. A expectativa é atrair mais de 18 mil pessoas, superando os números de 2017. No ano passado, foram vendidos aproximadamente três mil pratos. Os restaurantes ficam no Centro, Lumiar, São Pedro da Serra, Amparo, Salinas, Cônego, Mury e Braunes.

A cidade da truta

Nova Friburgo é a cidade com maior produção de trutas do estado do Rio , com 36 toneladas do peixe por ano, segundo a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj). Ao todo, são 18 produtores de truta cadastrados na Fiperj, sendo oito com produção em escala comercial. O peixe criado nas águas da região é vendido, principalmente, em Friburgo, Teresópolis, Petrópolis e municípios do Rio de Janeiro.

Em Friburgo, a maior concentração de produção de truta está no distrito de Lumiar, na localidade de Macaé de Cima, além de Salinas e Três Picos, no distrito de Campo do Coelho. Ainda de acordo com a Fiperj, a cidade apresenta boas condições zootécnicas para a criação de trutas, como por exemplo, temperatura adequada de água, fornecimento abundante do recurso hídrico, características geográficas de montanhas e boas características físico-química da água.
 

As oficinas:

Quarta, 28

15h: Organizer de cozinha

19h: Arte de Receber: Montagem de mesa natalina
20h30: Atendimento ao cliente

Quinta, 29
15h: Arte de receber: montagem de mesa para Réveillon

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Gastronomia
Publicidade