UFF e Cefet Friburgo vão oferecer 200 vagas no Sisu

Inscrições começam em junho. Candidatos precisam ter feito o Enem 2018
quinta-feira, 23 de maio de 2019
por Jornal A Voz da Serra
UFF e Cefet Friburgo vão oferecer 200 vagas no Sisu

Estudantes podem consultar, a partir desta quinta-feira, 23, na página do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em sisu.mec.gov.br/cursos, as vagas que serão ofertadas por instituições públicas de ensino superior no segundo semestre deste ano. A busca pode ser feita por curso, instituição de ensino e por município.

Em Nova Friburgo, a Universidade Federal Fluminense (UFF) vai oferecer 40 vagas para o curso de odontologia. Já o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-RJ) disponibilizará os cursos de engenharia elétrica (40 vagas), sistemas de informação (40), licenciatura em física (40) e tecnólogo em gestão de turismo (40).  

Poderão participar da seleção os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018 e obtiveram nota na redação acima de zero. As inscrições do Sisu serão feitas de 4 a 7 de junho. Durante esse período, uma vez por dia, o sistema calcula a nota de corte, que é a menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados. O resultado será divulgado no dia 10 de junho. Os participantes poderão ainda integrar a lista de espera entre 11 e 17 de junho.

Simulador

Para evitar sobrecarga do sistema, o Ministério da Educação (MEC) informou que tirou temporariamente do ar o simulador do Sisu, que mostra informações dos últimos processos seletivos. A previsão é que o sistema volte ao ar no dia 10 de junho. "A medida, preventiva, foi necessária para evitar que o sistema fique sobrecarregado", informou o MEC.

Enem 2019

Termina nesta quinta-feira, 23, o prazo para estudantes pagarem a taxa de inscrição de R$ 85 para participarem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. As inscrições foram encerradas no último dia 17, com 6.384.957 inscritos. O total de participantes confirmados será divulgado no dia 28 deste mês. As provas serão aplicadas em dois domingos, 3 e 10 de novembro.

Quem já concluiu o ensino médio ou vai concluir este ano pode usar as notas do Enem, por exemplo, para se inscrever em programas de acesso à educação superior como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) ou de financiamento estudantil (Fies).

TAGS: Educação