A reunião do Conselho de Desenvolvimento Político Regional, ocorrida na Firjan, na última segunda-feira, reuniu um grupo de 25 pessoas, entre prefeitos e representantes de prefeituras para conhecer a proposta do projeto de Desenvolvimento Regional elaborado pelo Núcleo de Gestão Municipal da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Anfitrião do evento, o presidente da Firjan Regional, Carlos José Ieker, deu as boas vindas aos prefeitos, procuradores, secretários municipais e demais representantes das prefeituras e entidades presentes. Ao lado do prefeito de Bom Jardim e presidente do CIS-Serra (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Serrana) Affonso Monnerat, Ieker sinalizou que a iniciativa da proposta chegou ao Conselho através do deputado Glauber Braga. O coordenador executivo do Núcleo de Gestão Municipal da UFF, Igor Oliveira, fez a apresentação do projeto. Segundo Oliveira, a UFF desenvolve estudos para elaboração do IDGM (Índice de Desenvolvimento de Gestão Municipal), índice que avalia indicadores setoriais da administração dos municípios que contratam o projeto, cujo diagnóstico inicial não tem custo para as prefeituras. O foco do projeto está na maximização de receitas correntes do município, redução de despesas administrativas, além de visibilidade política e institucional. O programa também envolve um estudo para desenvolvimento das cidades digitais, informatizando os serviços e modernizando a administração pública e reduzindo custos.
O programa consiste em três fases: levantamento de dados e documentação; diagnóstico municipal consolidando o IDGM do município e aplicação do Programa de Desenvolvimento Sustentável (transferência de conhecimento, implantação de ferramentas, reestruturação administrativa). O diagnóstico é entregue a cada prefeitura no período de 20 a 40 dias. Após este início, as prefeituras podem decidir se optam pela segunda fase, que é remunerada por metas de desempenho estabelecidas.
PROJETO REGIONALIZADO - No debate que se seguiu, a sugestão de que o projeto fosse regionalizado ganhou força, já que os municípios são pequenos e, a despeito de sua individualidade setorial, possuem temas que merecem tratamento regional. “Esta é uma oportunidade única para fazer um projeto regional”, disse o presidente do CIS-Serra. “Os municípios têm que se unir para alavancar o desenvolvimento regional que queremos”, afirmou o presidente da Firjan Regional.
O prefeito de Santa Maria Madalena, Arthur Garcia, destacou que o projeto atende ao interesse de todos os municípios e enfatizou a necessidade da presença dos demais prefeitos no Conselho de Desenvolvimento Político Regional. O vereador Marcelo Verly sugeriu alinhar o projeto da UFF a um similar que vem sendo desenvolvido em Nova Friburgo com apoio do deputado Rogério Cabral. O prefeito de Trajano de Moraes, Carlos José Gomes se interessou pela iniciativa.
Estiveram presentes também os prefeitos Sílvio Daflon (Cordeiro) e Rogério Bianquini (Macuco). Participaram ainda os seguintes representantes de municípios: João Ponciano Americano (Santa Maria Madalena); Hamilton Sampaio (São Sebastião do Alto); Carlos Elisiário e Mario Alfredo (Cordeiro); Luciano Ramos Pinto (Macuco); Nassom Eije (Teresópolis); Paulo Mora, Sávio Verbicário Filho, Jussara Souza e Jorge Alberto da Silva (Duas Barras); Ercilia Carvalho e Graçia Maria Menezes (Carmo). E também: Landri Schetini (assessor do deputado Glauber Braga), Fernanda Gripp (Sebrae); Ronaldo Azevedo e Diego Fernandes Thomaz (UFF).
Deixe o seu comentário