A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) aprovou 48 projetos no âmbito do Edital de Apoio à Melhoria do Ensino nas Escolas Públicas do Estado do Rio de Janeiro. Entre os contemplados no ano de 2008 estava o projeto submetido pelo Instituto Politécnico, através do Laboratório de Ensaios Mecânicos e Metrologia (LEMec), sob a coordenação do professor Antonio José da Silva Neto, intitulado Uerj divulga C&T nas escolas da região de Nova Friburgo.
O principal objetivo deste projeto é promover a maior interação do campus da Uerj com as escolas públicas de Nova Friburgo e região, divulgando as atividades de ensino, ciência e tecnologia desenvolvidas no Instituto Politécnico, a fim de fomentar nos alunos de ensino médio maior conhecimento e interesse pelas áreas tecnológicas, em especial para os cursos de engenharia mecânica e de computação atualmente oferecidos. O projeto conta com o apoio da professora Maria Valéria Vieira Gomes, da Coordenadoria Regional de Ensino da Região Serrana II.
Com os recursos aprovados neste projeto foram produzidos materiais de divulgação, que vêm sendo doados às bibliotecas das escolas públicas do município, além de serem utilizados nas apresentações feitas por técnicos, professores e alunos do Instituto Politécnico. Nesses encontros é exibido vídeo institucional sobre o campus da Uerj em Nova Friburgo, seus cursos e laboratórios, além de uma breve explicação sobre o vestibular e o sistema de cotas.
Entre as escolas já visitadas estão os colégios estaduais Jamil El-Jaick, Canadá, Eduardo Breder, Galdino do Valle Filho, Tuffi El-Jaick, Feliciano Costa e João Bazet. O trabalho vem alcançando excelente receptividade por parte de alunos e professores. Cerca de dois mil alunos já assistiram às palestras e para as próximas semanas já estão sendo agendadas novas visitas. A previsão é de que mais 15 escolas sejam envolvidas num período de seis meses.
Para o coordenador do projeto, Professor Antônio Silva Neto, “é necessário alavancar novos projetos de apoio às escolas públicas da região, já que os alunos representam o futuro do município e da região.”
Deixe o seu comentário