(SECOM) - A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), iniciou, na última terça-feira, 28, o curso de capacitação a distância do projeto Gênero e diversidade na escola (GDE), um trabalho voltado para diretores, orientadores pedagógicos, educacionais e dirigentes. Este projeto é desenvolvido entre vários órgãos do Governo Federal, tais como as secretarias especiais de políticas para mulheres, de políticas de promoção da igualdade racial e o Ministério da Educação, além do Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos e o Instituto de Medicina Social da universidade estadual.
A primeira aula, presencial, aconteceu no último dia 28, no Teatro Municipal de Nova Friburgo e teve as presenças da coordenadora executiva do GDE, Cláudia Regina Ribeiro, da assistente de coordenação, Lislei Belzof, da coordenadora do ambiente virtual, Vânia Gouveia e da secretária municipal de Educação, Ledir Porto.
O curso Gênero e Diversidade na Escola visa à formação de profissionais de educação das redes estadual e municipais de ensino fundamental e aborda as temáticas de gênero, sexualidade, gravidez na adolescência, participação juvenil e igualdade étnico-racial. As aulas são a distância, podendo o professor utilizar os laboratórios de informática instalados nas próprias escolas, e, nas escolas municipais que não possuem, os professores poderão utilizar os computadores que estão instalados na própria Secretaria Municipal de Educação.
Ao todo, foram inscritos 178 profissionais da área. O curso possui carga horária de 246 horas. Delas, 18 são trabalhadas em aulas presenciais por meio de seminários-participativos e o término está previsto para outubro. O GDE é considerado curso de atualização pelo Ministério da Educação e também é certificado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Ao assinar o acordo entre a Secretaria Municipal de Educação e a Uerj, no mesmo dia da aula inaugural, a professora Ledir Porto lembrou: “é fundamental enriquecer nossos conhecimentos e experiências. A importância da questão da igualdade entre nós é fundamental. Temos de lembrar que, principalmente, todos que trabalham com a educação têm uma parcela de muita responsabilidade nesta questão. Dependemos um do outro para fazer um trabalho com qualidade e valor. Não deve existir o mais ou o menos importante. O que deve existir é verdade e amor pelo que fazemos”.
Ao final, ainda, a secretária municipal acrescentou: “Estamos trabalhando sempre com o sentido de uma grande equipe, sobretudo, para fazermos de Nova Friburgo um centro de referência e excelência em educação no estado do Rio”. - disse.
Deixe o seu comentário