A Universidade Candido Mendes (Ucam) promove, através de seu curso de Comunicação Social – Publicidade e Jornalismo -, dois eventos abertos à população. O primeiro, uma exibição do documentário Abaixando a máquina – Ética e Dor no Fotojornalismo Carioca, acontece na noite desta quinta-feira, 22, às 18h30, no auditório da Ucam. Já na sexta-feira, 23, às 19h, o jornalista Henrique Freitas, um dos criadores do jornal Meia Hora, ministra a palestra Jornalismo Popular na Era Digital.
Com direção de Renato de Paula e Guillermo Planel, também autor e roteirista, Abaixando a Máquina – Ética e Dor no Fotojornalismo Carioca será apresentado a partir de iniciativa da professora Elza Calazans, da disciplina edição, do curso de jornalismo. O documentário retrata a rotina de trabalho dos fotógrafos cariocas na cobertura da violência no município do Rio de Janeiro, onde tiroteios entre policiais e bandidos são constantes, assim como as incursões nas áreas de conflito. O trabalho de Planel abre o debate para os limites do repórter fotográfico em sua busca pela melhor fotografia.
Já a palestra Jornalismo Popular na Era Digital, conta com a presença do jornalista Henrique Freitas, que em seu currículo traz a cocriação do jornal Meia Hora e que atualmente é superintendente de Negócios Digitais do Grupo O Dia. Atuando no mercado desde 1993, Henrique é formado em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense, onde iniciou carreira na redação do jornal O Dia, com passagens pelos jornais O Globo e Extra, onde atuou como editor-assistente.
Ambos os eventos são gratuitos e têm vagas limitadas. Os participantes deverão levar uma lata de leite ou brinquedo, para posterior doação à instituição beneficente, pela equipe do projeto Talento Cidadão, desenvolvido por alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade da Ucam, em parceria com A VOZ DA SERRA. O campus local da Ucam fica na Rua Professor Freeze 38, Vilage.
Deixe o seu comentário