Por Juliana Scarini
O pró-reitor de Coordenação e Expansão da Universidade Candido Mendes, professor Alexandre Gazé, proferiu na última semana a aula inaugural do Curso Superior de Música do campus Nova Friburgo que, pelo segundo ano consecutivo, bateu recorde em número de alunos novos. O evento reuniu mais de 50 alunos da Escola Superior de Música, a maioria calouros, entusiasmados com o ingresso na universidade e com as primeiras atividades já realizadas.
Os novos alunos receberam as boas-vindas do pró-reitor e do diretor da Escola Superior de Música, professor Francisco Fernandes Filho, regente da Orquestra Candido Mendes. O objetivo do evento não foi apenas recepcionar os novos alunos, mas destacar aos futuros profissionais o quanto o ensino de música e a profissão que estão abraçando é importante no processo educacional.
Diante de uma plateia atenta, que lotou uma das salas do prédio Vilage II da Ucam local, o professor Alexandre Gazé ressaltou que a música é uma linguagem universal, que faz parte do processo cultural do ser humano. Ele ainda informou aos calouros que a Escola Superior de Música da Universidade Candido Mendes, criada em 2002, é a única do interior do Estado do Rio de Janeiro, “sendo motivo de orgulho para aqueles que sonharam com o ensino da música na cidade”, afirmou.
Em 2007 a Escola de Música criou a Orquestra Candido Mendes, com 70 integrantes, entre alunos, professores e ex-alunos da Escola Superior de Música da Ucam. A orquestra já fez apresentações no Teatro Municipal de Niterói, no Teatro Municipal de Petrópolis, nas comemorações de aniversário do município de Araruama, Teresópolis, Rio de Janeiro e em vários eventos em Nova Friburgo. Durante a aula inaugural, os alunos conheceram em detalhes o funcionamento da orquestra e também das oficinas de música, que reúnem quase 300 crianças e adultos, numa atividade socioeducativa que tem o reconhecimento de toda a região. São oferecidos diversos cursos, como violão, teclado, flauta, violino, canto, guitarra e bateria, a preços simbólicos.
Com relação à obrigatoriedade do ensino de música na rede municipal, o maestro e professor Francisco Fernandes Filho disse que esta é uma iniciativa que vai preparar a criança para se tornar uma pessoa do bem, pois a música tem a capacidade de educar. Também falando aos alunos sobre tal obrigatoriedade, o professor Alexandre Gazé destacou ainda que a demanda por professores desta área tem aumentado significativamente, informando que os ex-alunos da Escola de Música, nos últimos anos, vêm se destacando em concursos públicos para o magistério.
Deixe o seu comentário