No próximo sábado, 23, alunos e professores do curso de Comunicação Social da Universidade Candido Mendes (Ucam) estarão na Praça Marcílio Dias, no Paissandu, para uma aula prática gratuita de fotografia. A iniciativa, do jornalista e cineasta Sandro Tebaldi, professor dos cursos de jornalismo e publicidade da Ucam, se estende à população de Nova Friburgo. Os trabalhos terão início às 9h e os participantes deverão levar seus equipamentos fotográficos.
Inicialmente seria apenas uma aula ao ar livre para os alunos da disciplina Introdução à Fotografia, do quarto período dos cursos de jornalismo e publicidade da Universidade Candido Mendes. A ideia partiu do professor Sandro Tebaldi, empolgado com a possibilidade de democratizar ainda mais a arte da fotografia. Ele desenvolve, desde 1995, trabalhos nas áreas de fotografia, cinema e vídeos independentes e para diversas produtoras. Atualmente leciona no curso de Comunicação Social da Ucam.
Sandro Tebaldi explica que fotografar é uma forma de expressão que ultrapassa barreiras profissionais. “Costumo falar para os meus alunos que nunca se viu uma revolução como esta, uma revolução da consciência, onde o ato de fotografar está inserido neste grande processo de democratização do conteúdo. Qualquer um hoje é um potencial fotógrafo. Podemos, através da fotografia, contar a história pela nossa ótica; dominar a linguagem nos faz ir além. Já que somos bombardeados todos os dias por incontáveis fotografias, podemos ter uma visão mais crítica destas imagens e, se preferirmos, construir nosso próprio “recorte” do mundo”, analisa.
A escolha da Praça Marcílio Dias, no Paissandu, foi intencional. Coordenadora do curso de Comunicação Social da Ucam, a jornalista friburguense Liliane Souzella explica que a praça fica num ponto estratégico da cidade, passagem da grande maioria da população, mas, infelizmente, é pouco utilizada pelos moradores. “Passei minha infância brincando no Paissandu, andando de bicicleta, brincando no coreto. Hoje não vemos mais isso. A Praça Marcílio Dias e seu entorno representam um espaço que pode ser valorizado e captado pelas lentes fotográficas de uma forma única. Tenho certeza de que os resultados serão surpreendentes”, aposta.
Os trabalhos produzidos pelos alunos na aula de sábado serão selecionados e transformados em exposição fotográfica no fim do semestre. Os participantes que não são alunos da Ucam, mas que quiserem integrar a mostra, também serão convidados.
Deixe o seu comentário