O professor da Universidade Candido Mendes (Ucam), Carlos Thompson, diretor do Polo Tecnológico e supervisor do curso de engenharia de produção, esteve em Nova Friburgo na terça-feira, 31 de janeiro, para divulgação do curso também em Nova Friburgo, atendendo a um convite do pró-reitor de Coordenação e Expansão da Ucam, Alexandre Gazé. O curso já é oferecido pelas unidades de Niterói e Padre Miguel (RJ).
A engenharia de produção engloba concepção, melhoria e implementação de sistemas que envolvem pessoas, materiais, informações, equipamentos, energia e o ambiente. É uma área que está associada às engenharias tradicionais, englobando um conjunto maior de conhecimento e habilidades.
O curso oferecido pela Ucam chega a Nova Friburgo num momento crucial—após o evento climático de 12 de janeiro de 2011. A importância do curso para a renovação da cidade é fundamental. A engenharia de produção utiliza conhecimentos científicos e tecnológicos de uma dada área, como a sua viabilidade técnico-econômica, para produzir novas utilidades e transformar a natureza em conformidade com ideias bem-planejadas.
O curso
Na Ucam desde 1999, Thompson já lecionou matemática, estatística, pesquisa operacional, econometria, entre outras disciplinas. Em 2007, convidado por Gazé, assumiu o cargo de diretor do Polo Tecnológico e, em 2008, a supervisão do curso de engenharia de produção.
Para o professor, com o avanço tecnológico, o curso de engenharia de produção tornou-se independente das outras engenharias. Ele cita que é sempre enfatizado para os alunos do curso a preocupação pela excelência e que a Ucam não é mera fornecedora de diplomas. No décimo e último período do curso a ênfase está voltada para a área de petróleo e gás.
O engenheiro de produção pode atuar em diversas áreas como tecnologia da informação, operações, automação industrial, logística, marketing, planejamento, ergonomia, gestão econômica, entre outras. De acordo com Thompson, a formação acadêmica de um engenheiro de produção permite que esse profissional desempenhe algumas funções que um administrador de empresa poderia exercer em uma organização (desde que não interfira nas atividades privativas do administrador). Muitas empresas estão contratando engenheiros de produção no Brasil a fim de obter um profissional bastante completo e que possa desempenhar um grande leque de atividades dentro da organização.
A remuneração inicial de um engenheiro de produção já é superior a de outros profissionais graduados. A maioria dos engenheiros de produção vem conseguindo boas colocações no mercado, principalmente em função do seu perfil, que coincide com o que se está demandando nos dias de hoje.
As oportunidades para o formando em engenharia de produção geralmente aparecem em empresas que requerem sólida formação em ciências básicas como matemática, computação, administração e economia, além de organizações empregadoras como indústrias de serviço, empresas públicas e grandes empresas privadas de petróleo. O engenheiro de produção formado na Ucam estará apto a prosseguir numa carreira científica e tecnológica.
O professor Thompson diz que o diploma é condição necessária, mas não suficiente para o sucesso. Para colher resultados, afirma ele, é necessário “plantar objetivos”. Seu pensamento é que os alunos tenham orgulho tanto do curso como da Candido Mendes. “A seriedade e a excelência são as nossas bandeiras”, frisa.
A excelência do curso
Nova Friburgo está a 80 quilômetros do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj). Este é o principal motivo que levou a Ucam a implantar o curso na cidade. Isto porque a demanda por profissionais da área no Comperj será uma prioridade.
A grade do curso em Nova Friburgo é a mesma da unidade de Niterói e a maioria do corpo docente também é a mesma. Assim a Ucam prima pela excelência do curso. O professor Thompson enfatiza que ninguém do curso de engenharia de produção estará em Nova Friburgo “para ser carimbador de diploma”, pois o aluno tem que saber que, ao ingressar na Ucam, terá de estudar para ser um bom engenheiro. E finaliza: “O compromisso dele com a universidade é exatamente o compromisso que ele vai ter como profissional com a sua empresa”.
As pessoas interessadas no curso Engenharia de Produção da Ucam-NF podem fazer suas inscrições para o próximo vestibular, marcado para dia 11, sábado, na secretaria da universidade (Rua Professor Frezze 38, Vilage). O vestibular também é válido para os cursos de administração, direito, jornalismo, música e pedagogia. Mais informações pelo telefone 2523-9932.
Deixe o seu comentário