Ucam na cobertura da Copa

terça-feira, 08 de junho de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Divulgar as principais informações sobre a Copa do Mundo em tempo real. Este é o novo desafio da Equipe Multimídia de Comunicação da Universidade Candido Mendes. As turmas de Jornalismo e Publicidade irão acompanhar os jogos para divulgar, no campus Friburgo da Ucam, na TV Interna, as principais notícias da Copa. Para isso, já entraram no clima e montaram um Jornal Mural, no prédio II da Ucam, onde revelam as histórias e curiosidades dos torneios mundiais, expõem a tabela da Copa e a cobertura dos eventos do Ciclo de Palestras Arquibancada Acadêmica.

O Jornal Mural, totalmente idealizado e produzido pelos alunos da disciplina eletiva Práticas Multimídias, teve o layout produzido pelos futuros publicitários. O conteúdo informativo ficou a cargo dos alunos de Jornalismo. Trabalhando literalmente em equipe, a turma conseguiu produzir um material que também será veiculado, com os devidos ajustes, na TV Interna do campus Friburgo da Ucam e no blog do curso – www.candidomendes-inf.blogspot.com.

Segundo a coordenadora do curso de Comunicação Social da Ucam, a professora e jornalista Liliane Souzella, a equipe multimídia conseguiu atingir o objetivo proposto no início do semestre: atuar em rádio, TV, jornal impresso, internet e alternativo. “Nossa intenção é formar profissionais que deem conta de atuar em qualquer mídia. E, mesmo com os estilos e períodos diferentes e as preferências naturais de cada um por determinado veículo, os alunos integraram uma equipe bem produtiva e conseguiram uma excelente produção”.

A coordenadora explicou ainda que, apesar de toda a tecnologia que hoje domina o dia a dia dos alunos e das redes sociais, uma mídia alternativa como o Jornal Mural foi bem aceita tanto pelos integrantes da Equipe Multimídia quanto pelos alunos, professores e funcionários do campus. “Fiz a proposta do Jornal Mural e os alunos adoraram a ideia. De imediato, começaram a formatar o layout e o resultado pode ser considerado excelente. Tanto que alunos que não têm aulas no anexo II, onde fica o mural, também querem uma versão no prédio I”, disse a jornalista.

Além de textos com a história da Copa, editados em desenhos de bolas de futebol, e curiosidades ‘apresentadas’ pelos mascotes do Ciclo de Palestras criados pelos alunos, o Jornal Mural traz a cobertura dos debates e palestras do Arquibancada Acadêmica e também a tabela da Copa do Mundo, que será atualizada diariamente pelos alunos. Os programas do curso – a Rádio Livre Candido Mendes (que vai ao ar na Nova Friburgo AM) e o Enfoque (transmitido pela TV Zoom) já estão veiculando reportagens e entrevistas sobre futebol e Copa.

E a integração entre disciplinas não para. No início do semestre, o tema escolhido para ser trabalhado foi a Copa do Mundo, com a idealização do Ciclo de Palestras Arquibancada Acadêmica e a produção de um jornal sobre futebol, numa turma formada somente por mulheres, na disciplina Jornal Laboratório. A mesma ideia, coincidentemente, teve o professor Mário Moreira, da disciplina Práticas em Mídia Impressa. E o resultado foi a união dos alunos e muita produção: o jornal impresso, com reportagens e peças publicitárias, está em fase final de produção, em parceria com A VOZ DA SERRA; o campus Friburgo apresenta uma exposição publicitária sobre futebol; o Jornal Mural está a todo vapor; semanalmente, as notícias do esporte são veiculadas na rádio. E, a partir de segunda-feira, os alunos e professores também terão notícias em tempo real sobre futebol e Copa do Mundo na TV Interna do campus e no blog da comunicação.

“O mais importante é que os alunos estão, de fato, motivados e participando das atividades. Temos que ter esta preocupação de integrar o meio acadêmica, aliar teoria e prática, e colocar em sala de aula os temas da atualidade, em qualquer disciplina. Geramos, assim, uma maior motivação dos alunos, e também aprendemos muito com eles. Esta troca de conhecimento é o que torna o diploma da Candido Mendes um documento realmente de valor”, finalizou a coordenadora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade