Ucam, com apoio da Prefeitura, cria programa “A Nossa Friburgo” e dá treinamento sobre redes sociais para ampliar a divulgação da cidade

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

A Universidade Candido Mendes (Ucam), com apoio da Prefeitura de Nova Friburgo, através das secretarias de Comunicação Social e de Turismo, anuncia nesta sexta-feira, 11, o lançamento do programa acadêmico “A Nossa Friburgo”, que atuará na divulgação de informações positivas sobre o município ao longo deste ano, numa ação multimídia dos alunos de Jornalismo e Publicidade. A iniciativa é do curso de Comunicação Social da Ucam Nova Friburgo, através do Projeto Talento Cidadão, em parceria com A VOZ DA SERRA.

O secretário municipal de Comunicação Social, David Massena, aposta no sucesso do programa e avalia: “Toda iniciativa que venha a contribuir com o projeto de reconstrução de Nova Friburgo é extremamente importante. A união entre a universidade e as comunidades, seja ela em meios virtuais ou concretos, certamente fará crescer essa corrente positiva. O poder público e a sociedade estão de mãos dadas para enfrentar essa tarefa, que pertence a todos os friburguenses: reerguer nossa querida cidade”.

Durante a apresentação do programa “A Nossa Friburgo”, a partir das 14h, no campus da Ucam, no bairro Vilage, o pró-reitor de Coordenação e Expansão, professor Alexandre Gazé, também anunciará a realização de um treinamento sobre marketing digital e redes sociais para os jornalistas e estagiários das secretarias municipais de Comunicação Social e Turismo, a fim de capacitar os profissionais de mídia para que possam otimizar a divulgação do município através das ferramentas virtuais hoje existentes. O curso, gratuito, será ministrado pelo gestor de redes sociais da Ucam, jornalista Renan Barreto.

Além de envolver todos os alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade da Ucam local, a Candido Mendes colocará à disposição do município sua equipe de marketing digital sediada no campus Niterói, para massificar as informações positivas sobre Nova Friburgo nos blogs e ferramentas de redes sociais dos campi Tijuca, Jacarepaguá, Niterói, Araruama e Vitória (ES). O principal objetivo é desenvolver programas jornalísticos multimídias e campanhas publicitárias que mostrem uma imagem positiva de Nova Friburgo e reforcem a autoestima dos habitantes. A supervisão de todo o programa será da jornalista e professora Liliane Souzella, coordenadora do curso de Comunicação Social.

A Nossa Friburgo

A Universidade Candido Mendes de Nova Friburgo vem realizando, desde 2009, através do Projeto Talento Cidadão, uma série de atividades acadêmicas com o intuito de incentivar a cidadania e a solidariedade. A cada semestre a coordenação acadêmica do curso de Comunicação Social escolhe um tema a ser trabalhado pelos alunos, numa ação integrada que envolve professores e estudantes do primeiro ao oitavo períodos. Este ano o tema escolhido para ser trabalhado durante todo o ano de 2011 é “A Nossa Friburgo”.

As atividades são multimídias, com produção de peças publicitárias e textos jornalísticos para jornal impresso, rádio, TV, blogs, redes sociais. Serão realizadas campanhas publicitárias, concursos, exposições, criação de jornais impressos e murais, reportagens especiais, produzidas tanto nas disciplinas obrigatórias da grade curricular, quanto nas atividades complementares. Em pauta, exclusivamente assuntos que mostrem o quanto Nova Friburgo continua convidativa, com locais em perfeitas condições de atrair visitantes, oferecendo toda a infraestrutura necessária para o lazer das famílias e hotelaria de primeira qualidade.

O programa “A Nossa Friburgo” desenvolverá campanhas publicitárias e reportagens jornalísticas ao longo de todo ano, para mostrar aos moradores e potenciais visitantes que:

. Nova Friburgo está de pé. E continua linda.

. Sua população é generosa, solidária, forte e determinada a superar as adversidades.

. Inúmeros pontos turísticos continuam intactos.

. Mury, Cônego, Lumiar e São Pedro da Serra conservam suas belezas naturais e roteiros gastronômicos.

. Sua programação de eventos – culturais, esportivos, de lazer – deve ser prestigiada.

. Quem ama Nova Friburgo deve ser incentivado a visitar e consumir na cidade, a fim de contribuir para a sua recuperação econômica.

Divulgação

Toda a produção dos alunos será veiculada em programas da universidade transmitidos nas emissoras de rádio e TV, além de jornais impressos, hoje parceiros da Ucam. Impressos – informativos e fôlderes publicitários divulgando as belezas de Nova Friburgo – serão distribuídos nos principais bairros do Rio de Janeiro e Niterói, a fim de divulgar o turismo da cidade serrana.

A equipe de Comunicação e Marketing da Ucam Niterói dará apoio logístico ao projeto, com quatro jornalistas atuando diretamente na veiculação das informações nas redes sociais: Facebook, Twitter, Orkut e Youtube. O material também será postado nos blogs e sites das unidades da Ucam.

Quaisquer outros veículos de comunicação, blogs e sites interessados em divulgar o conteúdo produzido pelo programa poderão se integrar ao projeto. Da mesma forma, os espaços sob responsabilidade da Ucam – programas de TV, rádio, sites, blogs e impressos - poderão divulgar informações fornecidas por parceiros, desde que afins com a linha editorial do programa.

Gincana Cidadã

O Projeto Talento Cidadão realizará de março a junho uma gincana cidadã, a fim de arrecadar donativos para as instituições assistenciais do município. Serão escolhidas quatro instituições e definido um único tipo de donativo para cada uma, a cada mês. Todos os alunos da Ucam Nova Friburgo serão convidados a participar, formando equipes para arrecadar os donativos. A equipe vencedora receberá como prêmio um fim de semana em hotel-fazenda ou pousada da região (a ser definida via patrocínio), em julho. Outros brindes serão divulgados posteriormente, depois de novas parcerias confirmadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade