Um evento inesquecível em Nova Friburgo. A Noite de Gratidão, organizada pela União Brasileira de Trovadores (UBT), na noite da última quinta-feira, 14, para comemorar os 50 anos dos Jogos Florais, emocionou as centenas de pessoas que lotaram o Teatro Municipal de Nova Friburgo. O objetivo do evento foi homenagear personalidades ligadas a escolas, igrejas, hotéis, restaurantes e outras instituições da cidade, que ao longo dos 50 anos de atividades apoiaram os Jogos Florais, parceiros que muito contribuem com a cultura da cidade.
Ao todo 155 pessoas receberam a Medalha da Gratidão, entre elas, diversos ex-prefeitos, como Paulo Azevedo, e ainda Jorge Muniz, o deputado Olney Botelho, secretários municipais, Iracema Mastrangelo - mãe do vice-prefeito Dermeval Barbosa Moreira Neto -, entre outros. Foi uma noite de alegria e glamour para a sociedade friburguense.
Na apresentação do evento, um trio de trovadores dos mais destacados na sociedade friburguense - Dilva Maria de Moraes, Elizabeth Souza Cruz e Rodolpho Abbud -, premiadíssimos dentro e fora de Nova Friburgo, garantiu o tom de romantismo e poesia ao cerimonial.
Uma homenagem especial recebeu a ex-presidente da UBT-NF, Nádia Huguenin, falecida ano passado. Seus familiares se emocionaram bastante com a beleza do momento, que relembrou a passagem marcante de Nádia pela trova friburguense e nacional. Outro momento que enriqueceu a Noite da Gratidão foi a presença de ex-musas dos Jogos Florais, desde a década de 80.
Se, por um lado, a trova emociona a todos pela beleza das rimas, por outro tornou Nova Friburgo uma cidade mais conhecida, pois nesses 50 anos atraiu muita gente, até um ex-integrante do governo da Venezuela, que se comoveu com a beleza da cidade, principalmente suas reservas naturais, a ponto de afirmar: “Vou comprar uma casa em Nova Friburgo, porque isso aqui é muito lindo”.
Após todas as homenagens foi formada a comissão julgadora para a escolha da Musa dos Jogos Florais de 2009, que apontou Karine Brandão, 14 anos, para o título.
Entre os mais de 150 agraciados com a Medalha da Gratidão destacaram-se Alexandre Gazé (pró-reitor de expansão da Universidade Candido Mendes); Laercio Ventura (diretor de A VOZ DA SERRA); Aécio Alves da Costa (presidente da Academia Friburguense de Letras); Heródoto Bento de Mello (prefeito de Nova Friburgo); Braulio Rezende (presidente da CDL-Sincomércio e secretário Geral da Prefeitura); Roosevelt Concy (secretário municipal de Cultura); Zury Maurer (presidente do Conseg); Francisco Jorge Dagfal (presidente do Country Clube); Marly Pinel (Sociedade Esportiva Friburguense), Luis Muri (Hotel Vila Verde); José Alexandre Almeida (Acianf); José Rezende (Casa Rezende); Hermelina Schunck (Assaman); Pedro Osmar (radialista); Eduardo Vogt (Associação Comercial de Olaria); Olney Botelho (deputado estadual); Rogério Cabral (deputado estadual); monsenhor Antônio Stael (Catedral São João Batista); Jane Ayrão (Grupo Taca); Chico Figueiredo (Grupo Gama); Sergio Madureira (secretário municipal de Turismo); Dalva Brust (colônia alemã); os colégios Nossa Senhora das Mercês, Nossa Senhora das Dores, Ienf, Modelo e Anchieta; os ex-prefeitos Paulo Azevedo, Nelci da Silva, Alencar Barroso, Feliciano Costa, Jorge Muniz, Amâncio Azevedo e Saudade Braga; Energisa (concessionária de energia elétrica); emissoras de rádio e tevê da cidade; capitão-de-fragata MD Nestor Pestana (diretor do Sanatório Naval), e Giovanni Cariello (presidente do Grêmio Português de Nova Friburgo).
Deixe o seu comentário