TV Suíça fará documentário sobre os 200 anos de Friburgo

Jornalista procura descendentes com documentos antigos e que queiram falar de sua história
quarta-feira, 20 de setembro de 2017
por Guilherme Alt
O jornalista suíço Jean-Jacques Fontaine (Foto: Henrique Pinheiro)
O jornalista suíço Jean-Jacques Fontaine (Foto: Henrique Pinheiro)

Para comemorar os 200 anos de Nova Friburgo, o jornalista suíço Jean-Jacques Fontaine, em parceria com Bebeto Abrantes, vai fazer um documentário que retrata a história de fundação da cidade. O jornalista, radicado no Brasil há mais de 30 anos e casado com uma friburguense, quer reunir depoimentos, fotos e outros tipos de documentos que ajudem a contar a história da bicentenária Nova Friburgo.

Além dos eventos que estão sendo programados em Fribourg, na Suíça, de onde partiram milhares de pessoas para iniciar a colonização de Nova Friburgo, as autoridades já decretaram que o ano que vem será o "Ano de Nova Friburgo" na Suiça, além de eventos que irão homenagear a cidade serrana, oficializada recentemente pelo governador Luiz Fernando Pezão como a “Suíça Brasileira”.

De Fribourg, partiram mais de dois mil suíços. Durante a precária e desumana travessia, cerca de 400 pessoas morreram. Os sobreviventes perseveraram, se adaptaram, superaram todas as adversidades e construíram Nova Friburgo. O documentário que terá cerca de 50 minutos vai resgatar a memória coletiva que é pouco conhecida por lá e promete sensibilizar com aspectos da imigração. “A Europa que foi responsável por grande parte da imigração no mundo, hoje recebe milhares de refugiados sírios. Há 200 anos o suíços estavam no papel que hoje os imigrantes asiáticos estão. É importante que eles conheçam essa história.”, afirma o jornalista.

“Nova Friburgo 1818-2018" é um documentário que (re)faz caminhos e pontes afetivas, familiares, culturais e políticas, revelando uma das sagas mais interessantes e pouco conhecidas desse Brasil dos imigrantes. Atualmente, o documentário está em fase de pesquisa. Jean-Jacques Fontaine convida a todos os friburguenses que quiserem contar um pouco da sua história, que tenham fotos e documentos antigos para acrescentar ao documentário. Contatos podem ser feitos pelo e-maill: visionbresil@gmail.com.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: 200 anos
Publicidade