Em 24 de agosto de 2011, faleceu em Recife, PE, o 1° Bispo e criador da Diocese de Nova Friburgo, Dom Clemente José Carlos Gouvêa de Isnard, que governou a Igreja Particular de Nova Friburgo por 33 anos. Ele era muito querido por todos os católicos das 19 cidades que compõem a Diocese, que reúne mais de 700 mil católicos. Dom Clemente morreu numa das residências do Mosteiro de São Bento, em Olinda (PE), onde vivia atualmente.
A morte do prelado comoveu toda a comunidade católica, principalmente a de Nova Friburgo, que esperava receber seus restos mortais. No entanto, era desejo dele, no que foi atendido, ser sepultado no Mosteiro.
Recebemos esta semana, através do nosso amigo, professor e colunista do jornal, Hamilton Werneck, imagens do local onde descansa o corpo de Dom Clemente.
É na cripta do Mosteiro de São Bento, de Olinda, onde estão sepultados também vários monges beneditinos. Na lápide dele, confeccionada pelo Mosteiro de São Bento, do Rio de Janeiro, a inscrição traz um breve retrospecto de sua passagem pela diocese friburguense.
O texto, em latim, traduzido para o português, diz: “Aqui aguarda a ressurreição Clemente de Gouvêa Isnard, primeiro bispo da Diocese de Nova Friburgo, que a conduziu por 33 anos. Nasceu em 8 de julho de 1917, 74 anos de profissão monástica, 69 anos de sacerdócio e 51 anos como bispo. Faleceu em 24 de agosto de 2011. Serviu ao povo cristão, amou a liturgia da igreja”.
Deixe o seu comentário