Túmulo de Dom Clemente no Mosteiro de São Bento recebe lápide

segunda-feira, 17 de setembro de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Túmulo de Dom Clemente no  Mosteiro de São Bento recebe lápide
Túmulo de Dom Clemente no Mosteiro de São Bento recebe lápide

Em 24 de agosto de 2011, faleceu em Recife, PE, o 1° Bispo e criador da Diocese de Nova Friburgo, Dom Clemente José Carlos Gouvêa de Isnard, que governou a Igreja Particular de Nova Friburgo por 33 anos. Ele era muito querido por todos os católicos das 19 cidades que compõem a Diocese, que reúne mais de 700 mil católicos. Dom Clemente morreu numa das residências do Mosteiro de São Bento, em Olinda (PE), onde vivia atualmente.
A morte do prelado comoveu toda a comunidade católica, principalmente a de Nova Friburgo, que esperava receber seus restos mortais. No entanto, era desejo dele, no que foi atendido, ser sepultado no Mosteiro. 
Recebemos esta semana, através do nosso amigo, professor e colunista do jornal, Hamilton Werneck, imagens do local onde descansa o corpo de Dom Clemente. 
É na cripta do Mosteiro de São Bento, de Olinda, onde estão sepultados também vários monges beneditinos. Na lápide dele, confeccionada pelo Mosteiro de São Bento, do Rio de Janeiro, a inscrição traz um breve retrospecto de sua passagem pela diocese friburguense. 
O texto, em latim, traduzido para o português, diz: “Aqui aguarda a ressurreição Clemente de Gouvêa Isnard, primeiro bispo da Diocese de Nova Friburgo, que a conduziu por 33 anos. Nasceu em 8 de julho de 1917, 74 anos de profissão monástica, 69 anos de sacerdócio e 51 anos como bispo. Faleceu em 24 de agosto de 2011. Serviu ao povo cristão, amou a liturgia da igreja”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade