O Grupo de Arte, Movimento e Ação (Gama) homenageia amanhã, 7, o artista plástico Luiz Murce, com o Troféu Alberto da Veiga Guignard (pintor de fama internacional, nascido em Nova Friburgo). A solenidade acontecerá no Centro de Arte, a partir das 19h. Na ocasião o Gama prestará homenagem especial à pesquisadora capixaba e estudiosa da obra de Guignard Marieta Moschen, que participa ainda com vários trabalhos na mostra O lirismo de Guignard, em cartaz no Centro de Arte até o mês que vem. O Troféu Guignard será oferecido pelo terceiro ano consecutivo a friburguenses de coração que escolheram a cidade para morar e desenvolver seus talentos artísticos.
De acordo com um dos integrantes do Gama, Júlio Cézar Seabra Cavalcanti, o Jaburu, a iniciativa, além de reconhecer o trabalho cultural dos artistas de competência comprovada, visa ainda a difundir informações sobre o importante legado de Guignard, que morreu em Belo Horizonte (MG), na década de 60, e infelizmente é pouco conhecido e reverenciado em sua terra natal, Nova Friburgo, embora sua obra tenha sido imortalizada em todo o mundo.
O Troféu Guignard é confeccionado pelo artista plástico e também integrante do Gama João Batista Felga de Moraes. A honraria já reconheceu o talento nato de alguns destaques da arte no município, a exemplo de Dirce Montechiari, Ian Zarife, De Longo, Geraldo Simplício (Nêgo), Felga de Moraes, Gilberto Paim e Elizabeth Fonseca e João Carlos Galvão. O Gama, presidido atualmente por Chico Figueiredo, também titular da coluna de gastronomia do caderno Light, destaca ainda toda a expressividade de Guignard com um monumento ao artista no Parque Santa Elisa, com a réplica em concreto de uma aquarela. A iniciativa do Gama teve parceria com a Prefeitura e as empresas locais Gemini e Pedrinco.
Deixe o seu comentário