Troféu Benito di Paula aos melhores da música

segunda-feira, 30 de novembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra
Troféu Benito di Paula aos melhores da música
Troféu Benito di Paula aos melhores da música

Infelizmente, muitos friburguenses não sabem, mas não é à toa que o cantor e compositor Benito di Paula é conhecido Brasil afora como O homem da montanha. Claro que o título é referente a um dos seus grandes sucessos, mas a composição tem a ver mesmo com os encantos de Benito por sua terra natal na infância e adolescência: Nova Friburgo, mais precisamente no bairro Perissê. Hoje residindo na capital paulista, Benito di Paula pouco é lembrado por seus conterrâneos na Suíça Brasileira.

Convicto que essa falta de reconhecimento precisa começar a ser banida, o Grupo de Arte, Movimento e Ação (Gama) dá o primeiro passo para que Benito seja reverenciado por Nova Friburgo. “Uma cidade que não conhece o seu passado e não luta por um presente atuante está fadada a não ter futuro e a mergulhar na alienação”, defende um dos fundadores do Gama, Júlio Cézar Seabra Cavalcanti, o Jaburu.

Através de uma lei municipal criada pelo vereador Isaque Demani e com apoio dos demais pares da Câmara, este dia 28, aniversário de Benito di Paula, tornou-se o Dia Municipal da Música – Benito di Paula. Diz a lei que a data deverá ser comemorada todos os anos com atividades de valorização da música e de talentos locais. Sendo assim, o Gama promoverá na próxima quinta-feira, 3 de dezembro, às 20h, no Teatro Municipal do Suspiro, a entrega do Troféu Benito di Paula aos melhores compositor, instrumentista, cantor, cantora e conjunto que atuam em Nova Friburgo. Ainda não está confirmada a participação na festa do grande homenageado, o friburguense e orgulho da MPB Benito di Paula, com toda a sua personalidade e estilo próprios, como o samba ao piano.

Os eleitos serão escolhidos por voto popular. Para isso basta preencher as filipetas da enquete somente até este domingo, 29, e depositar nas urnas espalhadas pelo Gama na Superpão, cantina da Universidade Candido Mendes, Centro de Turismo, Centro de Arte, banda Euterpe Friburguense e choperia Mais 1. Estima-se que a escolha dos vencedores some mais de dois mil votos. Só através do programa semanal de TV, Bar’t’Papo, de Marcello Pinguim, na TVC News, foram computados até semana passada mais de 700 votos.

Além dos músicos serão agraciados também com troféus especiais Benito di Paula o vereador Isaque Demani e o artista plástico, presidente de artes visuais do Gama e criador do troféu, Felga de Moraes. Ele mais uma vez esbanjou talento ao criar o troféu a partir da desconstrução de uma clave de sol, estilizando as letras iniciais de Benito di Paula. A honraria, inclusive, já premiou ano passado os vencedores do Festival Intercolegial de Música (FIM) promovido pelo Colégio Nossa Senhora das Dores.

Após a premiação aos melhores da música friburguense serão sorteados oito CDs e DVDs de Benito e a banda Euterpe Friburguense promete abrilhantar a noite com um concerto especial. Também será executada a música A benção, seu Benito, criada por Jaburu e Teleco Ventura.

Nova Friburgo:tradição musical

A homenagem do Gama e de Nova Friburgo a Benito, o Amigo Charlie Brown, não acontece por acaso. O município tem vocação musical desde seus primórdios. A observação é do integrante do Gama, Giovanni Bizzotto: “Antes mesmo de construir sua primeira igreja, Nova Friburgo criou uma banda de música. A vocação musical desta terra é latente”, diz. E tem razão. Tal vocação se destaca até hoje com a atividade de mais de três mil pessoas envolvidas no município, de alguma forma, com a música, seja nas bandas centenárias Euterpe e Campesina, no curso superior de música da Universidade Candido Mendes, em aulas de música particulares, nas fanfarras das escolas e também na noite.

“Premiar os talentos da terra com o troféu Benito di Paula é um incentivo maior à classe. Esse concurso agrega valores e os próprios artistas”, acredita o presidente do Gama, o também titular da coluna Gastronomia do caderno Light, Chico Figueiredo. O prêmio Benito di Paula aos melhores da música tem ainda o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Gama: uma luta permanente em defesa

dos talentos da terra, sempre com muito glamour

O atual esforço do Gama para reverenciar Benito di Paula é mais uma tentativa de resgatar a memória cultural friburguense. Aliás, esta tem sido uma meta perseguida com total afinco pelos integrantes do grupo multicultural. Só nos últimos cinco anos, por exemplo, mais de 60 personalidades locais foram agraciadas pelo Gama com troféus Galdino do Valle Filho, o ex-deputado federal nascido em Trajano de Moraes, mas friburguense de coração, criador do Dia da Criança. A reverência ao político rendeu ainda a construção de um monumento em concreto no Parque Santa Eliza: a Praça da Criança, hoje referência turística e estimuladora de pesquisas escolares sobre o legado de Galdino.

As homenagens ao ex-deputado federal não param por aí e ficarão ainda maiores a partir do ano que vem, quando o Gama pretende criar o Festival Galdino do Vale Filho, com um mês de atividades voltadas à garotada, em outubro. Terá teatro, dança, exibição de filmes infantis, música, rodas de leitura, com a edição de um livro sobre a história de Galdino e de Nova Friburgo, atividades de saúde e ainda maratona esportiva com premiação para os vencedores.

Tudo isso sem contar o trabalho incansável do Gama de valorização daqueles que muito fizeram por esta terra e não são reconhecidos. Vide ainda as homenagens do Gama ao pintor friburguense de fama internacional, Alberto da Veiga Guignard, que já ganhou um monumento no Santa Eliza e tornou-se patrono da criação do Dia Municipal da Pintura – Guignard, que passará a vigorar, também por força de lei do vereador Isaque Demani, a partir do próximo dia 25 de fevereiro de 2010 (data de nascimento do renomado artista).

Outra reverência do Gama é ao rei Dom João VI, que criou a Vila de Nova Friburgo por decreto, há 191 anos. Uma caravela portuguesa em concreto o reverencia por iniciativa do Gama no Circuito Turístico e Cultural implementado no Parque Santa Eliza. “É um trabalho de raiz, que interage com os valores que fizeram Nova Friburgo e incute na população o reconhecimento. São atividades de muita responsabilidade, mas que gratificam”, atesta Felga de Moraes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade