Chegou a hora de pular fogueira, dançar quadrilha e comer canjica ao som do acordeão - uma gostosa tradição que se transformou numa das principais manifestações da cultura popular. No Brasil, as festas juninas são realizadas desde o século 16, quando o costume foi trazido para cá pelos portugueses e espanhóis, como uma forma de agradecer pelas colheitas e de homenagear os santos do mês: Santo Antônio (13/6), São João (24/6) e São Pedro (29/6).
No Sesc Nova Friburgo, a celebração começa neste sábado, 8, a partir das 16h, com barracas de comidas típicas, brincadeiras da época, animação, quadrilha, touro mecânico, correio do amor, foto cabine, decoração típica, camarim caipira, feiras artesanais, intervenções artísticas e muitos shows. A entrada custa R$ 4 (associados Sesc, comerciários e outros beneficiários por lei pagam R$ 2).
Entre as apresentações musicais, no dia 8, às 20h, o público poderá conferir o show do Trio Forrozão. Tendo sempre como base o triângulo, a sanfona e a zabumba, o trio traz como inspiração o Mestre Luiz Gonzaga. É assim, cantando o genuíno forró que o Trio Forrózão construiu sua história e, ao longo de 25 anos, conquistou fãs em todo o Brasil.
No dia seguinte, domingo, 9, é a vez da banda Pimenta do Reino se apresentar na unidade às 19h30. Formado por moradores da Baixada Fluminense, o grupo Pimenta do Reino conta a história da região em ritmos nordestinos. O xote "Feira de Areia Branca", por exemplo, fala da famosa feira livre de Belford Roxo, assim como "Sobre os trilhos", que narra a viagem de trem de um morador da região rumo ao trabalho.
Programação da festa junina do Sesc:
Sábado, 8
16h - Início
16h30 - Mambembe quadrilha.
17h30 - Quadrilhas (balé, dança de salão, dança de fitas, quadrilhão)
17:45 - Vivência Artística Forró - Forrozeando
20h - Show com Trio Forrozão
Domingo, 9
16h - Início
17h - Os Fuxiqueiros, fuxicando na roça.
18h - Quadrilhas (iniciação esportiva geral e de Base, coral junino, Pestalozzi, quadrilhão).
19h30 - Show com Pimenta do Reino.
Deixe o seu comentário