Tribuna Livre Cultural - Um verdadeiro lugar para todos

sexta-feira, 26 de julho de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Tribuna Livre Cultural - Um verdadeiro lugar para todos
Tribuna Livre Cultural - Um verdadeiro lugar para todos

No dia 8 de dezembro de 2012, o casal Vânia Beatriz Nicolau Sady e Luiz Augusto de Oliveira Ferreira realizou um sonho: foi inaugurada a Tribuna Livre Cultural, no centro do distrito de Lumiar. Sem fins lucrativos, o espaço multicultural atende não só os visitantes mas, principalmente, os moradores da comunidade, para quem foi criado.

"Temos um sítio em Boa Esperança há 22 anos. Durante todo esse tempo fomos conhecendo o lugar e percebendo as carências locais, principalmente na área da educação. Há oito anos, nos aposentamos e viemos para cá. Notamos que faltavam explicadores para as crianças e surgiu aí o primeiro projeto”, conta Vânia, que, como o marido, é aposentada da Caixa Econômica e morava em Copacabana. 

Aos poucos o casal foi moldando o sonho: conseguiram um espaço no centro de Lumiar, fizeram parcerias, foram conhecendo melhor as necessidades e talentos locais e, com isso, conquistando a comunidade e os visitantes. 

Segundo Vânia e Luiz Augusto, o maior objetivo da Tribuna é "estar disponível à educação no seu sentindo mais amplo, com aplicação de métodos próprios e informações para assegurar a formação, aquisição de saberes e o desenvolvimento intelectual, moral e físico do ser humano, grupo social e sociedade, dentro de uma perspectiva evolutiva”. Para alcançar isso, o espaço promove movimentos culturais tais como peças teatrais, apresentações de musica, dança, poesia, exposições, palestras, oficinas, entre outros. 

"Tem ainda o Cineclube Lumiar e, atendendo um pedido da população, estamos oferecendo algumas aulas, como a de dança do ventre, de tricô e crochê”, conta Vânia. "A Tribuna é composta por uma biblioteca, onde as pessoas podem levar para casa, por empréstimo, livros infantis, juvenis e adultos; tem ainda e um salão equipado com ar condicionado, som, iluminação cênica, camarim, multimídia e cinquenta lugares para as pessoas assistirem, sentadas, aos eventos”, diz a diretora da Tribuna, ressaltando que, para enriquecer ainda mais o local, existe a Doçaria Portuguesa, um espaço gastronômico muito charmoso.

"O fundamental é que a Tribuna Livre Cultural seja acessível a todos, tanto da própria comunidade como aqueles que vêm nos visitar. Ouvimos muita gente dizer que o que fazemos é loucura, mas quando as pessoas vêm aqui solicitar a realização de palestras, de cursos, de eventos, quando sentimos a resposta satisfatória que o espaço tem recebido, a valorização que a comunidade está dando ao espaço, sentimos que estamos no caminho certo. Estamos ensinando muita coisa, sim, mas também estamos aprendendo muito com a população local”, afirma Vânia. "Estamos muito animados e acreditamos que a Tribuna Livre Cultural é, realmente, um verdadeiro lugar para todos.”

A Tribuna Livre Cultural fica na Rua Deputado Amâncio Mário de Azevedo 145, em frente ao lago do centro de Lumiar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade