Três pontos ou nada

segunda-feira, 07 de outubro de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Três pontos ou nada
Três pontos ou nada

Texto e fotos: Vinicius Gastin

A diferença de cinco pontos em relação ao America, segundo colocado do grupo C, assusta, mas pode ser eliminada em breve pelo Friburguense. Com dois jogos a menos em relação ao time carioca, o Tricolor da Serra assume a vice-liderança da chave se conseguir somar seis pontos nas duas próximas rodadas. O primeiro desafio será vencer o São Gonçalo neste sábado, 5, às 15h, no Clube Mauá. Na sequência, dia 9, o Frizão recebe o próprio America no Eduardo Guinle.

"Temos que dar um passo de cada vez. O Friburguense precisa jogar bem, e não pode ter uma atuação tão apática como no primeiro tempo contra o Madureira”, ressalta o técnico Luiz Mendonça.

A necessidade de buscar os três pontos no Rio de Janeiro esbarra no problema das lesões de jogadores importantes. O meia Jorge Luiz, por exemplo, desfalcou o Friburguense no jogo contra o Madureira por conta de uma lesão no tornozelo, e ainda não tem condições de entrar em campo. Já o caso de Toshyia pode ser ainda mais grave. O japonês segue o trabalho de fisioterapia e vai realizar novos exames na próxima semana para apontar a gravidade da contusão. Se a suspeita de lesão no menisco for confirmada, o atacante estará fora da Copa Rio. O meia Victor Hugo segue em tratamento, e o volante Pierre está vetado. O capitão Cadão não participou dos treinamentos na quarta e quinta-feira, mas deve jogar.

O único reforço garantido é o de Romulo, que cumpriu suspensão na última rodada. Felipe segue na lateral esquerda, enquanto Victor e Luis Felippe brigam por uma vaga no ataque. "O Vitor foi muito bem contra o Madureira, assim como o Paulo e o Felipe, que assumiu a lateral devido à contusão do Victor Hugo. É uma boa aposta, e acredito que dará bons frutos para o Friburguense, um jogador de técnica, velocidade e que consegue associar bem as duas coisas. Em alguns momentos, ele acelera o jogo e possui bom passe. O Vitor foi uma válvula de escape pro nosso time, mas também temos a opção do homem de área com o Luis Felippe”, analisa o treinador.

A aposta nos garotos tem sido uma constante no Friburguense durante a Copa Rio. Luiz Mendonça reconhece que é preciso tempo para a adaptação, mas mostra confiança no crescimento dos jovens atletas. "Os garotos não comprometem e nem temos que jogar a responsabilidade sobre os meninos. Todo mundo perde e ganha. Tenho a minha parcela de culpa também. O grupo todo errou na hora que não poderia e teve que correr atrás do prejuízo.”

 

O Frizão de Mendonça precisa vencer em São Gonçalo para seguir na briga pela classificação

Condições do gramado preocupam

Durante os treinos do Friburguense, o técnico Luiz Mendonça geralmente cobra posse de bola e qualidade na troca de passes dos seus jogadores. Entretanto, o roteiro sofreu algumas alterações na última semana, e as jogadas de bola parada passaram a ocupar boa parte do período de trabalho. O motivo: a preocupação com as condições do gramado do Clube Mauá. Por isso, Mendonça testou a equipe com Luis Felippe e Douglas Tardin, dois jogadores de área, e também observou Paulo Roberto.

"Sabemos que vamos encontrar esse tipo de dificuldades, mas não pode servir como desculpas. Temos que superar tudo isso se quisermos nos classificar para a próxima fase. É um jogo fundamental, e temos que buscar a vitória”, comenta o lateral Sergio Gomes.

O Friburguense deve iniciar a partida contra o São Gonçalo com Afonso, Sergio Gomes, Cadão (Roberto Junior), Bruno e Felipe; Bidu, Rômulo Azevedo, Gean e Jorge Luiz; Vitor (Luis Felippe) e Romulo.


Resultados da rodada ajudam

O Friburguense não entrou em campo pela 7ª rodada, mas teve o que comemorar. O gol do Madureira aos 47 minutos do segundo garantiu o empate contra o America por 2x2, em Edson Passos, e impediu o time rubro de abrir sete pontos de vantagem sobre o Tricolor da Serra. Os dois jogos a menos em relação ao America deixam o Friburguense dependente apenas das próprias forças para assumir a segunda colocação do grupo C. Na outra partida, o Ceres — adversário do Frizão na penúltima rodada — venceu o São Gonçalo e manteve chances remotas de avançar na competição.


Resultados da 7ª rodada:

Ceres 2x1 São Gonçalo E.C. - João Francisco

America 2x2 Madureira - Giulite Coutinho

Folga: Friburguense


Classificação - Grupo C:

1º - Madureira - 12 pontos (6J)

2° - America - 9 pontos (6J)

3º - Ceres - 6 pontos (5J)

4º - Friburguense - 4 pontos (4J)

5º - São Gonçalo E.C. - 2 pontos (5J)


Jogo adiado da 5ª rodada:

05/Out - Sáb - 15h - São Gonçalo E.C. x Friburguense, Mauá


A 8ª rodada - Grupo C:

09/Out - Qua - 15h - Madureira x Ceres - Cons. Galvão

09/Out - Qua - 19h30 - Friburguense x America - Eduardo Guinle

Folga: São Gonçalo E.C.

 

Jorge Luiz não está recuperado, desfalca o Friburguense neste sábado e é dúvida para enfrentar o America na quarta-feira

 

Luiz Mendonça e o preparador Paulinho durante treino: problemas para escalar a equipe


São Gonçalo busca a ascensão no estadual

Equipe conquistou o título da terceira divisão carioca no último domingo

O São Gonçalo Esporte Clube estreou como time profissional no Campeonato Estadual da Série C apenas no ano passado. Criado e presidido pelo deputado estadual Rafael do Gordo, a equipe já contou com jogadores experientes, a exemplo do goleiro Sílvio Luiz, ex-São Caetano, do volante Roberto Brum e do atacante Marco Brito, ambos com passagens por Fluminense e Vasco. Mas foi em 2013 que o clube alcançou a maior glória: o troféu de campeão da terceira divisão carioca e o acesso à série B do próximo ano. 

O clube recém-criado costuma atrair um bom número de torcedores ao campo do Clube Mauá, onde manda as partidas. Na Copa Rio, entretanto, o São Gonçalo não faz boa campanha: ainda não venceu e ocupa a lanterna do grupo C, com apenas dois pontos ganhos.

 

 

Duelo de gigantes

Nova Friburgo Yetis recebe o Petrópolis Wolves e uma vitória garante reencontro entre as equipes na final da Liffa 2013

O jogo deste domingo, 6, promete ser apenas o primeiro confronto decisivo entre Nova Friburgo Yetis e Petrópolis Wolves. A partida será realizada às 14h, no campo do Botafoguinho, na Chácara do Paraíso, e uma vitória garante a equipe friburguense na grande final da Liffa 2013 contra o próprio o time petropolitano. Além deste duelo, o Yetis ainda terá mais um embate contra o Petrópolis Wolves, no dia 3 de novembro, quando deverá ser definido apenas o mando de campo para a final.

A equipe friburguense de futebol americano segue uma rotina intensa de preparação para o jogo deste fim de semana desde a vitória sobre o Teresópolis Rockers, no dia 1º de setembro. Na sequência, o Nova Friburgo Yetis enfrentaria o Jubartes, de Barra de São João, mas nem precisou entrar em campo: venceu por w.o., pelo placar de 49x0.

 

A equipe de Nova Friburgo busca o título inédito na competição

 

Yetis estreou com vitória sobre o Teresópolis Rockers, atual campeão do torneio







CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade