Três artistas plásticos receberão as toras de eucaliptos da praça

Felga de Moraes, Mário Moreira e Rainer Dungs se candidataram e ganharam o direito de ficar com os lotes para fazer trabalhos
terça-feira, 22 de maio de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Os eucaliptos derruabdos na praça (Arquivo AVS)
Os eucaliptos derruabdos na praça (Arquivo AVS)

Três artistas plásticos se candidataram e ganharam o direito de ficar com os lotes das toras de eucalipto derrubadas da Praça Getúlio Vargas, em 2015: Felga de Moraes, Mário Moreira e Rainer Dungs.

A doação das toras fez parte das ações estabelecidas pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público, relativo ao reaproveitamento dos eucaliptos. Segundo o edital, as toras somente poderiam ser doadas para fins de interesse cultural artístico, a órgãos e entidades da administração direta, autárquica ou fundacional da União, de estados ou de municípios, entidades artísticas sem fins lucrativos, assim como artistas plásticos.

Apesar da publicação, de acordo com a Procuradoria da República no Estado, o prazo de 120 dias para realizar a chamada pública expirou em 10 de outubro de 2017. A medida havia sido anunciada em junho do ano passado, após um novo acordo entre a procuradoria e o prefeito Renato Bravo. Na ocasião, as toras foram transferidas para um espaço cedido no pátio da Empresa Brasileira de Meio Ambiente (EBMA), no Córrego Dantas, onde permanecem até hoje.

Antes disso, os eucaliptos ficaram durante quase dois anos abandonados no Horto Municipal, no Vale dos Pinheiros, conforme denúncia feita por A VOZ DA SERRA em março de 2016. A madeira deveria ter sido armazenada de forma adequada e reaproveitada no prazo estabelecido pelo TAC, assinado em 2015 pelo então prefeito, Rogério Cabral.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Meio Ambiente
Publicidade