Travessias de concreto serão substituídas por estruturas de aço

Inea vai trocar 4 passagens para pedestres e 3 pontes para veículos entre Duas Pedras e Conselheiro Paulino
sexta-feira, 30 de agosto de 2019
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
A travessia de aço pronta para ser instalada (Fotos: Henrique Pinheiro)
A travessia de aço pronta para ser instalada (Fotos: Henrique Pinheiro)

 

Uma das quatro travessias para pedestres que o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) pretende substituir no Rio Bengalas, no trecho entre o bairro Duas Pedras e o distrito de Conselheiro Paulino, chegou à cidade na última quarta-feira, 28. A estrutura de aço está às margens do rio, na altura do Jardim Ouro Preto, e será içada e instalada próxima da atual travessia de concreto que liga as avenidas Governador Roberto Silveira e Ferroviários, em frente ao Cefet. 

O Inea, responsável pelas obras, ainda não informou quando deve ser feita a instalação da travessia. Segundo o órgão, porém, serão substituídas ao longo do rio quatro travessias e três pontes. Essa é mais uma fase das ações de controle de inundação, drenagem e recuperação ambiental do Rio Bengalas. A previsão de conclusão desta fase da obra é em dezembro deste ano. As intervenções vão custar R$ 17 milhões. 

“A substituição de travessias e pontes visa remover estreitamentos da calha, melhorar o escoamento das águas do rio e garantir a eficiência das obras já realizadas no corpo hídrico”, informou o Inea em nota. Deve ser substituída pelo órgão, a travessia localizada logo após a Curva do J.J., em Duas Pedras. A via liga a Rua João de Souza à Avenida Governador Roberto Silveira. 

Também deve ser trocada a ponte para veículos e pedestres, na altura da padaria Fripão. Outra travessia a ser substituída é a localizada em frente à loja de madeiras Ki Angelim, que conecta a Avenida Governador Roberto Silveira à Rua Salomão Sales, no Jardim Ouro Preto.

No mesmo bairro, há outra ponte sobre o rio, em frente à Padaria Ouro Preto, que também deve ser trocada. Logo em seguida, está a travessia em frente ao Cefet, a primeira a ser substituída pelo Inea. A próxima travessia em frente à fábrica 3F e próxima ao centro de distribuição da Ambev, no bairro Prado, também deverá ser trocada. A via liga as avenidas Governador Roberto Silveira e dos Ferroviários. Em seguida, também deve ser substituída a ponte para pedestres e motoristas que dá acesso ao bairro Jardim Califórnia. 

Já a passarela localizada na altura da loja Wermar, que liga a Avenida Governador Roberto Silveira a uma via secundária, ao lado do supermercado Big Blue, e a ponte da Rua Alberto Knust, principal acesso ao centro do distrito de Conselheiro Paulino, não deverão ser trocadas pelo Inea. 

Para moradores da região, a substituição das pontes e travessias é desnecessária, porque elas estão em bom estado de conservação. “Há coisas mais urgentes para se fazer, como construir calçadas nesse trecho”, disse o professor Fernando Azevedo, se referindo a falta de calçada e grades de proteção, às margens do rio, entre o Colégio Municipal Rui Barbosa e a garagem da empresa Friburgo Auto Ônibus (Faol), em Conselheiro Paulino. “Quando chove, temos que andar no acostamento devido à lama”.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: obra | Trânsito
Publicidade