Travessia de pedestres mais famosa do mundo faz 50 anos

Fotógrafo escocês clicou Beatles na Abbey Road, no intervalo das gravações do último álbum da banda
quinta-feira, 08 de agosto de 2019
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
A foto lendária de  Iain MacMillan
A foto lendária de Iain MacMillan

O fotógrafo escocês Iain MacMillan foi quem clicou os Beatles numa cena trivial: atravessando uma rua, em Londres, pela faixa de pedestres. A foto acabaria ilustrando a lendária capa do disco "Abbey Road", que está completando 50 anos, e se tornaria uma das mais famosas do mundo. O lugar, claro, virou ponto turístico.

Iain morreu em 2006. Numa entrevista ao jornal "Daily Record", ele contou que conseguiu tirar a foto graças à ajuda de um policial, que parou o trânsito. Foram seis tentativas (abaixo) até a foto perfeita, com John, Paul, George e Ringo dentro do enquadramento. A ideia da foto, segundo Iain, partiu de Paul McCartney. Os músicos interromperam as gravações no estúdio Abbey Road para posar.  

A foto suscitou várias teorias de conspiração, entre elas a de que a imagem era uma espécie de "procissão fúnebre", com Paul, por estar descalço, simbolizando a morte. O fato é que, pouco tempo depois, a banda se desfez.

Embora Nova Friburgo esteja longe de qualquer semelhança com Londres, os friburguenses mantêm a cultura - que na verdade é lei, prevista no Código de Trânsito Brasileiro - de garantir a preferência aos pedestres nas travessias sem sinal de trânsito. Um comportamento que, lamentavelmente, nem sempre é respeitado. E a onda na cidade agora são as faixas elevadas, pomposamente chamadas - em inglês - de "traffic calming". A mais recente delas está sendo construída esta semana, em Olaria.

A seguir, algumas fotos (de arquivo, de Henrique Pinheiro) que lembram onde Friburgo tem um jeito meio "Abbey Road" de ser. Qual delas daria uma capa de álbum? Comente.

 

 

TAGS: Trânsito