Trânsito: Prefeitura começa a multar motoristas pelas câmeras em setembro

Por enquanto, os agentes que atuam na central do programa Cidade Inteligente apenas informam os agentes de trânsito sobre as irregularidades praticadas em Nova Friburgo
terça-feira, 18 de agosto de 2015
por Alerrandre Barros
Os agentes fiscalizam as vias através de 32 câmeras na central do Cidade Inteligente (Foto: Lúcio Cesar Pereira)
Os agentes fiscalizam as vias através de 32 câmeras na central do Cidade Inteligente (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

O protocolo de funcionamento e uso das câmeras do programa Cidade Inteligente está sendo produzido por funcionários da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu). O manual será composto por regras que orientarão os procedimentos dos agentes que monitoram, por meio de várias câmeras, as vias públicas de Nova Friburgo. O secretário da Smomu, Haroldo Pereira, disse que daqui a 30 dias os agentes estarão autorizados a multar, pelos monitores de computador, os motoristas que cometerem infrações no trânsito na cidade.

“Enquanto o protocolo não fica pronto, os agentes que atuam na central continuam monitorando as vias e, quando identificam alguma irregularidade, informam os fiscais de trânsito, que vão até o local e multam os motoristas pessoalmente”, disse o secretário da Smomu. Em Friburgo, 16 agentes de trânsito fiscalizam o fluxo de veículos no município.

Após a implantação do protocolo, as multas serão aplicadas com base na resolução 532, de junho de 2015, que regulamenta a fiscalização de trânsito por intermédio de videomonitoramento em todas as vias urbanas. Essa resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) amplia o alcance da resolução 471 que já regulamentava, desde 2013, a utilização das câmeras de monitoramento em estradas e rodovias. O agente de trânsito que fizer a autuação de um veículo através das câmeras, em Nova Friburgo, deverá anexar, no auto da infração, a imagem do flagrante.

“As principais irregularidades cometidas por motoristas na cidade são a fila dupla, a carga e descarga de produtos fora do horário estipulado, motoristas que não usam o cinto e que falam ao celular quando dirigem. Essa medida vai ajudar a reduzir a quantidade de acidentes na cidade”, disse o secretário do Smomu. Haroldo ainda esclareceu que até a terceira semana de setembro, será instalada sinalização nas vias onde as câmeras foram implantadas. A Prefeitura também deve realizar uma campanha, inclusive pela imprensa, para informar a população sobre o projeto.

Programa Cidade Inteligente

Há uma semana, motoristas e pedestres são monitorados por 32 câmeras de alta precisão — 16 fixas e 16 do tipo speed dome (com rotatividade de 360°) — instaladas em pontos na praça do distrito de Conselheiro Paulino ao bairro Cônego, passando pelo centro da cidade até a Ponte da Saudade. Foram usados 25,5 km de rede de fibra óptica, mas, até o fim do projeto, esse número vai dobrar, e serão 50 câmeras espalhadas por Nova Friburgo. A segunda etapa do programa já foi protocolada e está na fase de busca por recursos financeiros.

O monitoramento da cidade acontece na sede da Central de Operações, no antigo prédio da Oi, em frente à sede da Prefeitura, no Centro. Em dezenas de monitores, funcionários treinados das secretarias de Ciência e Tecnologia e Mobilidade Urbana acompanham, 24 horas por dia, sete dias por semana, a movimentação de pedestres e veículos nas áreas de alcance das câmeras. “Além da segurança e do trânsito, vamos monitorar as cheias dos rios e as encostas. Todos os semáforos serão trocados por equipamentos mais modernos que serão controlados pela Central. A rede de banda larga interliga todas as secretarias do município com os mais diversos setores do governo. Vamos melhorar a interação com o poder público. Ganha o servidor e a população. É segurança e modernidade para nossa cidade”, disse o prefeito Rogério Cabral no dia da inauguração do projeto.

As secretarias de Serviços Públicos, Obras, Assistência Social, Direitos Humanos e Trabalho já estão recebendo demandas enviadas por moradores pelo aplicativo Cidade Inteligente, outra ferramenta do programa para comunicação direta entre a população e governo municipal. O aplicativo possibilita que os moradores enviem reclamações, denúncias e sugestões sobre variados serviços que são responsabilidade do governo municipal. O aplicativo foi totalmente desenvolvido por técnicos da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia e está disponível, por enquanto, para aparelhos com as versões mais recentes do sistema operacional Android. O download do app deve ser feito no link https://goo.gl/1Z9uPS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Cidade inteligente | multas | câmera | motorista | estacionamento
Publicidade