A violência no trânsito brasileiro parece não ter fim. No último fim de semana um acidente na RJ-130 (Nova Friburgo-Teresópolis), altura do quilômetro 56, no distrito de Campo do Coelho, matou o motociclista Diego Siqueira Silva, 26 anos, e deixou gravemente feridos Gilcimara de Freitas, 34 anos, que viajava na garupa da moto, e o motorista do Uno GPH 6064, Jorge Antônio Valente, 20 anos, que desgovernou-se e se chocou violentamente com a moto. O acidente ocorreu na madrugada de domingo, 24. O piloto morreu na hora. Ainda no domingo, um estudante de 13 anos também foi vítima do trânsito. O adolescente pedalava uma bicicleta quando foi atropelado na Rua Ernesto de Souza Cardinot, no Cardinot, pelo Corsa GXM 0243. O motorista do veículo, de 34 anos, admitiu à polícia que ainda tentou desviar do garoto, mas não conseguiu. O menino foi socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros e está internado em estado grave no Hospital Municipal Raul Sertã.
Os dois acidentes comprovam uma triste estatística nacional que vem preocupando as autoridades: o crescente número de mortes no trânsito. Um levantamento do Instituto Avante Brasil aponta a média de 127 mortes por dia no ano passado nas vias de tráfego brasileiras, ou seja: a cada 11 minutos e 21 segundos uma vida se perde em colisões. E o pior: a maioria dos acidentes é causado pela imprudência dos condutores. De acordo com o Ministério da Saúde, 42.844 pessoas morreram em hospitais em 2010 vítimas de acidentes. Em dez anos o aumento no número de vítimas subiu 40,3%. Estes dados mancham a imagem do Brasil internacionalmente, já que no país o trânsito mata três vezes mais que em toda a Europa, onde a taxa de mortes por acidentes de trânsito é de 6,9 vítimas por cem mil habitantes. Segundo o jurista do Avante Brasil e professor da rede de cursos LFG, Luiz Flávio Gomes, o “Brasil tem mais mortos no trânsito com menos veículos que a Europa”.
Ele observa ainda que nas duas últimas décadas a União Europeia estabeleceu uma política pública exclusiva para a segurança viária, que reduziu em 5% ao ano o número de mortes de 2000 a 2009. Foram implementadas ações rígidas de valorização da educação, engenharia, fiscalização, primeiros socorros e punição a motoristas infratores. “Infelizmente no Brasil observa-se justamente o contrário. De 2001 a 2010 a taxa de mortes no trânsito subiu 4,06%. Isto porque por aqui só se veem medidas emergenciais, pontuais, reforma da legislação, sem qualquer caráter preventivo de dimensão nacional e duradoura”, observa Luiz Flávio.
Para tentar reverter a triste situação, o jurista recorre a uma citação do diretor geral de trânsito da Espanha, Pere Navarro: “Não basta educar, é preciso vigiar e punir. As campanhas devem ser duras. Acidente de trânsito não é maldição divina e deve ser combatido como doença grave”. As estimativas, porém, não são animadoras. Um prognóstico do Avante Brasil estima que mais de 7,87 milhões de pessoas perderão a vida no trânsito até 2060.
Três presos com quase 200 sacolés de pó no Alto de Olaria
Em uma operação conjunta do Patamo 1 e da Agência de Inteligência (P2) do 11ºBPM na noite da última sexta-feira, 22, em um dos acessos ao conjunto habitacional Amarelinho, no Alto de Olaria, três jovens foram presos em flagrante e apreendidos pelo menos 191 sacolés de cocaína e um tablete de maconha prensada. Através de informação anônima dando conta que um grupo de jovens estaria traficando drogas no local, ambas as equipes de PMs cercaram o local, posicionando-se em pontos estratégicos, o que permitiu o flagrante. Na investida foram presos Israel Geremias Rodrigues, o Rael , 20 anos, Valnei Pimentel de Oliveira, 22 anos, e Cláudio Henrique Corrêa de Jesus, 21 anos. Um adolescente de 17 anos foi encaminhado à Promotoria da Infância e Juventude de Nova Friburgo. Com o grupo, além da cocaína e da maconha, foram arrecadados R$ 282. Um viciado de 22 anos que comprava drogas com os jovens no momento da operação policial também foi conduzido à 151ªDP e liberado pela delegada adjunta Mariana Magalhães Ferrão.
PM flagra homem acusado de vender drogas em casa
Uma denúncia ao 2523-4590 permitiu que policiais da Agência de Inteligência (P2) do 11ºBPM prendessem em flagrante no último sábado, 23, um homem de 25 anos. Ele foi surpreendido pelos agentes em casa, na Rua Souza Miranda, em Olaria, sob a acusação de traficar drogas no imóvel. Ao ser abordado, o acusado admitiu que os R$ 110 encontrados com ele eram oriundos da venda de entorpecentes. Em seguida ele conduziu os agentes até um terreno baldio em frente ao imóvel onde o restante da carga de drogas para revenda (21 sacolés de cocaína) estava camuflada sob o chassi de um veículo. O homem disse ainda que vendia cocaína para um traficante do bairro. Ele foi detido e conduzido à Delegacia Legal.
Autran apreende táxi que fazia lotada no trecho Nova Friburgo-Cachoeiras
Após investigarem uma série de denúncias, agentes da Autarquia Municipal de Trânsito (Autran) flagraram na manhã de ontem, 26, um taxista que fazia lotadas entre Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu. Os passageiros geralmente embarcavam nos pontos de ônibus do eixo rodoviário e pagavam tarifas fracionadas de acordo com o percurso para viajarem no táxi Doblô branco HHY 8252, emplacado em Cachoeiras de Macacu. O flagrante ocorreu por volta das 7h, no ponto de ônibus da Avenida Emil Cleff, no Bairro Ypu, próximo ao Mercado das Flores. Na ocasião, o taxista Luiz Carlos Seelle transportava oito passageiros que tiveram que desembarcar e seguir viagem ao município vizinho em ônibus regulares da empresa 1001 ou nas vans autorizadas pelo Detro para atuarem no percurso.
O táxi foi apreendido e recolhido ao pátio da Autran, no bairro Olaria. De acordo com o gerente operacional da autarquia, Carlos Alberto Bayer, que participou da operação, a Prefeitura de Cachoeiras de Macacu será notificada da atividade irregular que vinha sendo praticada com frequência pelo taxista habilitado apenas para fazer o transporte de passageiros por táxi no município vizinho ou o transporte intermunicipal somente quando contratado individualmente para tal, devendo, portanto, circular com o taxímetro ligado, o que não ocorria quando a “lotada” foi flagrada na manhã de ontem. Saelle foi conduzido à 151ªDP, prestou depoimento e foi liberado.
Deixe o seu comentário