Com o tema bastante discutido na mídia, o município de Trajano de Moraes não ficou de fora e está fazendo o seu dever de casa, já que uma equipe da Secretaria de Saúde, chefiada pela psicóloga Susane Sias, acompanhada pela primeira-dama Rejane Gomes, funcionários municipais e agentes de saúde, foi para as ruas levar informações e incentivar as pessoas que querem deixar o hábito de fumar.
Na última quarta-feira, 31 de agosto, a equipe de saúde foi procurada por diversos moradores em busca de informações sobre os males do fumo. Hoje, no Brasil, meninas na faixa etária de 13 a 15 anos fumam mais que meninos e os adolescentes brasileiros não têm dificuldades de comprar cigarros, apesar de o país dispor de lei federal que proíbe a venda do produto para menores de idade. “Hoje a preocupação com os jovens é especial, em razão de eles serem o principal alvo da indústria do tabaco, interessada em atrair novos consumidores”, disse a psicóloga Susane.
Ainda segundo ela, a preocupação das autoridades e médicos é com os cigarros aditivados, que tem sabores adocicados para chamar a atenção do público jovem e a iniciação precoce ao tabagismo pode aumentar os riscos de danos à saúde. Nesta mesma linha, a bebida alcoólica pode ter alguma relação com a vontade de fumar.
Vale ressaltar que a Secretaria de Saúde de Trajano de Moraes desenvolve com profissionais da área o tratamento para quem quer parar de fumar, através de adesivos de nicotina, que controlam os sintomas da abstinência ao tabagismo. Os interessados devem se dirigir à secretaria, às quartas-feiras, a partir das 9h, para receber orientações de profissionais credenciados.
Deixe o seu comentário