por Luiz Augusto Queiroz
Cada vez mais as pessoas têm se organizado através das redes sociais na internet. A rede mundial de computadores já conseguiu nos tempos atuais duas proezas: o primeiro foi eleger um presidente nas eleições norte-americanas de 2008, nas quais Barack Obama se sagrou vitorioso. O segundo foi a queda do ditador egípcio Hosni Mubarak, de 82 anos, há 30 no comando do país. É cada vez mais constante a força com que essas redes cibernéticas têm influenciado na organização de movimentos sociais e políticos pelo mundo afora.
E nem só de política essas redes virtuais vivem. Há pouco tempo atrás, internautas friburguenses criaram um projeto na internet denominado Traga Sua Banda. Baseado no conceito de crowdfunding (algo como “financiado pelos interessados”), esse projeto trabalha na promoção de eventos e shows. Funciona mais ou menos assim: os organizadores do site fazem uma pesquisa de opinião e tentam descobrir qual artista ou banda uma determinada localidade se interessa e quanto fica o custo de produção dessa banda, bem como sua logística.
A partir daí, eles dividem esse valor total do custo pelo número de pessoas interessadas. Essas pessoas, ao adquirirem os ingressos, se tornam os investidores do evento e passam a ter em mãos a posse do ingresso reembolsável. A próxima etapa é a abertura da bilheteria comum. A partir do momento em que essa bilheteria comum arrecada todo o dinheiro capaz de financiar o custo de produção do evento, aquelas pessoas investidoras reembolsam até 100% do dinheiro e acabam assistindo o espetáculo de graça. Porém, em caso de fracasso do evento, os responsáveis pelo site tragasuabanda.com garantem que todo o dinheiro do ingresso reembolsável e do ingresso comum é devolvido.
Caso a bilheteria comum não consiga arrecadar todo o dinheiro, o reembolso aos investidores será parcial, de acordo com a arrecadação, já que uma parte dela será usada para custear o evento. Outra vantagem é que, como é de interesse desse investidor que o evento seja divulgado e tenha um grande público, ele mesmo naturalmente será um dos divulgadores — e é claro, utilizando basicamente a internet como ferramenta de propagação desse evento. No Rio de Janeiro, por exemplo, já houve casos notórios de sucesso de uma empresa de crowdfunding que trouxe Belle & Sebastian, Vampire Weekend e LCD Soundsystem — e os investidores assistiram aos shows de graça.
Torture Squad (grupo musical de São Paulo) é a primeira atração do Traga Sua Banda. Para garantir a realização, os organizadores disponibilizaram a venda de cerca de 40 ingressos, a R$ 160. Agora a bilheteria comum está vendendo ingressos antecipados a R$ 25. O show será no próximo dia 10, às 16h, no Caledônia 746 American Bar (Rua Joaquim José Silva 746, Caledônia). Os ingressos podem ser adquiridos na loja Rock Point ou no site www.tragasuabanda.com.br. 18 anos
Deixe o seu comentário