Trailer: um jeito original de eternizar o grande dia
São inúmeros os detalhes que precisam de atenção para que o grande dia seja, de fato, inesquecivelmente perfeito: desde a roupa dos noivos e padrinhos até a decoração. E é claro que um momento desses precisa ser registrado. Além do tradicional álbum de fotografias, muitos casais vêm investindo nos vídeos também. A novidade é que, ao invés dos longos e maçantes filmes de casamento, há empresas no mercado especializadas em produzir trailers com um compilado dos momentos mais marcantes do enlace. A produção tem, em média, 5 minutos de duração e costuma agradar em cheio, conforme destaca a noiva da foto acima. "Fiz o trailer porque achei que era mais bonito e menos cansativo para assistir. Amei o resultado”, conta Thais Tavares Pernanchini, que se casou em uma casa de festas da cidade no fim do ano passado.
O formato de trailer mais utilizado é aquele que mostra desde os preparativos dos noivos para cerimônia até o momento da comemoração. A empresa contratada filma todo o casamento e bastidores, mas só entrega o compacto, de no máximo 12 minutos, com os melhores momentos do grande dia.
"Save the date”: uma opção de pré-convite
Para que os convidados comecem a entrar no clima do casamento e se programem para o evento — principalmente aqueles que moram em outra cidade — a dica é recorrer ao "save the date” ou "reserve esta data”, como vem sendo conhecido no Brasil. Trata-se de um pré-convite enviado aos familiares e amigos com antecedência de 4 a 6 meses da data do casamento. Desde os tradicionais aos mais descontraídos, esses lembretes podem conter o nome dos noivos, data, hora e local da cerimônia e festa ou somente a data em que o evento irá acontecer. Os modelos costumam ser simples e divertidos, diferentes do convite oficial e geralmente contêm uma foto dos noivos ou um calendário marcado com a data da cerimônia. Podem ser enviados via e-mail, mensagem por rede social ou através dos correios por aqueles que não têm intimidade com o mundo virtual. Para não haver situações constrangedoras, os noivos devem certificar-se que o pré-convite está sendo enviado apenas aos que estão na lista de convidados. Vale destacar que a ideia vem caindo no gosto de muitos pombinhos pela proposta singular de lembrar aos convidados de reservarem no calendário a data do grande dia.
"Beijinho no ombro”: ritmos inusitados abrem a pista de dança
O cenário, o mais romântico possível. A família reunida em torno do bolo, bombons, fotos do casal por toda a parte, as tias da noiva choram, a daminha de honra desfila toda prosa e os garçons servem as primeiras delícias. Então o DJ abre a pista para a tradicional valsa dos noivos que, emocionados depois do "sim” tão esperado durante os últimos meses, se abraçam e começam a dançar ao som de um romântico clássico do grupo Roupa Nova. Os convidados se derretem com a primeira dança de casados dos noivos. Cena típica, não? Seria, se de repente a música romântica não se transformasse em "Beijinho no Ombro”, da badalada funkeira Valesca Popozuda.
Assim foi o casamento de Michelly e Gláucio, em março de 2014. Noivo e noiva dançaram sincronizadamente os passos do funk que ganhou todas as pistas esse ano. E é cada vez mais comum deixar pra trás o tradicionalismo conservador dos rituais de casamento para dar lugar a uma cena nova, divertida e, como não dizer, surpreendente. "É a melhor maneira de abrir a pista de dança e, de quebra, acabar com o constrangimento dos convidados em ir dançar”, diz a noiva. Há casos, por exemplo, em que a dança já começa na cerimônia: noivos e padrinhos vão dançando até o altar, numa performance digna de Broadway. O Youtube tem vários vídeos ao redor do mundo, com milhares de visualizações, mostrando esses casamentos diferentes.
Não foi o caso de Michelly, que casou em um sítio e entrou de braços dados com o tio, Batista, — já que o pai é falecido —, como manda o figurino. Chovia nesse dia, mas estiou justamente na hora da noiva fazer a sua marcha até o altar, linda, poderosa, deslumbrante. E, claro, com um sorriso lindo, que é pro recalque passar longe.
O clássico bem casado: símbolo de sorte e união
Item obrigatório de nove entre dez casamentos, os tradicionais bem-casados estão ganhando novos sabores e caprichadas embalagens. Que o diga a confeiteira Renata Fonseca, que recebe dezenas de encomendas mensais do saboroso bolinho. Do habitual recheio de doce de leite aos sabores mais sofisticados com nozes e damascos, os bem-casados continuam tendo lugar de destaque nas recepções. Além do sabor inconfundível, as embalagens também vêm merecendo um cuidado especial. Segundo Renata, algumas vêm decoradas com as iniciais dos noivos, outras com pares de alianças ou em cores vibrantes. "Fica ao gosto dos noivos e do estilo da cerimônia”, diz a confeiteira, que não para de pesquisar novidades para dar um toque de modernidade ao clássico bolinho. Em breve, ela planeja lançar um com recheio de Nutela que promete agradar em cheio os paladares mais exigentes. Inovações à parte, o simbolismo dos bem-casados é secular. "Representa duas partes que se unem e são seladas pela cumplicidade e respeito mútuo. Para se ter muita sorte e felicidade na união, o bem-casado deverá ser distribuído para cada convidado. Todo aquele que saborear o doce estará sendo abençoado com a mesma sorte e a felicidade dos noivos”, explica a doceira.
Cotas de lua de mel ajudam a realizar a viagem dos sonhos
Assim como o dia do casamento, a lua de mel também é um momento muito esperado para os noivos pelo significado especial. Em função das despesas que costumam ser gastas na cerimônia e recepção, muitos casais vêm optando por converter a lista de presentes em cotas para viagem. O serviço, oferecido por agências de viagens e empresas virtuais, vem conquistando um número crescente de noivos. Isso porque permite a realização do passeio dos sonhos através da ajuda financeira de familiares e amigos. Tudo funciona de maneira muito simples: primeiro os noivos escolhem o destino da lua de mel e logo depois o compartilham com os convidados. Além de cotas para ajudar na passagem e despesas com hotel, os convidados também podem comprar cotas de passeios, jantares, locação de carros, entre outros itens escolhidos pelo casal. Vale lembrar que esse tipo de serviço tem uma cobrança de taxa em torno de 8%.
Deixe o seu comentário