Tradicional Feirinha do Viaduto perde espaço para os hortifrutis

Com preços mais acessíveis mercados de frutas e verduras atraem os antes fiéis clientes do comércio de rua
sábado, 17 de fevereiro de 2018
por Guilherme Alt
Tradicional Feirinha do Viaduto perde espaço para os hortifrutis

Muito tradicional no Bairro Ypu, a Feira do Viaduto, que acontece todos os sábados de manhã na Avenida Campesina Friburguense, não vive mais os mesmos dias de glória de outrora. Com a chegada de dois hortifrútis na Rua Moisés Amélio, a feirinha perdeu muitos de seus fiéis clientes.

Apesar da variedade dos produtos, e de muitos deles ter garantia de serem produzidos sem o uso de qualquer tipo de agrotóxico, os preços baixos dos hortifrutis têm chamado mais a atenção dos consumidores. De acordo com Jones, do Caldo de Cana Schumacker, as mercadorias vem do Rio de Janeiro e por isso o preço é mais elevado.

“No hortifruti as verduras, frutas, legumes... muita coisa vem de Friburgo, mesmo. Já nos da feirinha, entram aí gasto com gasolina, pedágio, entre outros tributos, para vir do Rio pra Friburgo”, conta Jones.

Segundo o dono da barraca de caldo de cana, a prefeitura tem um projeto para que a Feira do Viaduto vá para o pátio de estacionamento da antiga Autarquia Municipal de Trânsito (Autran). “Não acho que vá da certo. A tradição é aqui, no viaduto. Por mais que a intenção seja colocar uma estrutura mais organizada, com banheiros limpos, estacionamento, a feira vai perder aquela simplicidade típica de uma feira e vai virar um mercadão”.

Para competir com os hortifrutis e não deixar o comércio tradicional na região morrer, muitos feirantes costumam diminuir o preço ao consumidor antes mesmo da “xepa”, que é quando os preços são baixados para que se consiga vender os últimos produtos.

“Antes isso aqui vivia lotado, quase não dava para passar gente. O jeito para manter o freguês interessado nos nossos produtos é fazer promoções para que fiquem interessados e permaneçam mais tempos na feirinha”, finalizou Jones.

  • Feira do Viaduto tem perdido fregueses por causa dos hortifrutis

    Feira do Viaduto tem perdido fregueses por causa dos hortifrutis

  • O caldo de cana é um dos produtos mais vendidos na feira

    O caldo de cana é um dos produtos mais vendidos na feira

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade