Bom, pessoal, é quase impossível imaginar um Natal sem o famoso peru ou pernil! Na verdade não temos como fugir dessa tradição. Mas podemos variar e preparar outras versões de sabores. Podemos inovar também na decoração dos pratos. Folhas de louro, pimentas grandes, tomatinhos, quiabos e uma guirlanda bem bonita de era paulista ou até mesmo ciprestes em volta da travessa. Enfim, use a sua imaginação e aproveite a data. Só não se esqueçam do sabor dos pratos. Eles são nossos carros-chefe de uma boa ceia natalina!
CURIOSIDADE NATALINA
PERU
Logo que foi descoberto, em 1518, no México, o peru tornou-se comida de festa. No começo faziam confusão com a origem e chamavam-no de galinha-da-índia. Em 1851 ganhou destaque na mesa de Natal da rainha Vitória, da Inglaterra, no lugar do cisne. A partir de então foi ficando cada vez mais popular. Não demorou para virar prato principal natalino também na América, servido com frutas frescas. No interior do Brasil dava-se pinga à ave antes de matá-la para amaciar a carne e fazê-la ‘desabar’.
PRATOS PRINCIPAIS
PERU COM ERVAS
Ingredientes:
1 peru de 4,5 kg, 2 xícaras de manteiga sem sal derretida, 6 dentes de alho, 8 folhas de louro, 6 colheres de sopa de tomilho seco, 6 colheres de sopa de manjericão seco, 2 cebolas grandes picadas, 1 litro de vinho branco seco e sal e pimenta-do-reino a gosto.
Para o molho: 1 xícara de açúcar, 2 ½ xícara de vinho tinto seco, 4 colheres de sopa de molho inglês e 2 colheres de sopa de mostarda de boa qualidade.
Modo de preparo:
Com um garfo fure o peru. Em uma vasilha, misture a manteiga com os demais ingredientes e banhe a ave por dentro e por fora com este tempero. Deixe descansando no mínimo por 6 horas. Disponha em uma assadeira, cubra com papel-alumínio e leve ao forno moderado (180°C) por três horas. Retire o papel-alumínio e asse por mais uma hora e meia, regando a carne com o tempero, até dourar. Reserve.
Para o molho: Em uma panela, leve ao fogo o açúcar até caramelizar. Aos poucos, junte o vinho tinto, mexendo, até obter uma calda grossa. Acrescente o molho inglês e a mostarda. Misture tudo e deixe ferver.
Sugestão de acompanhamento: purê de batata doce e laranja.
PERNIL COM CROSTA DE TOMILHO
Ingredientes:
1 pernil de porco ou javali (sem o couro).
Vinha-d’dalhos: 2 xícaras de água, 1/3 de xícara de azeite, ¼ de vinagre balsâmico, 1 colher de sopa de sal, 6 dentes de alho, 3 ramos de salsa, 2 cebolas cortadas em pedaços.
Cobertura: 2 xícaras de cebola picada, 3 colheres de sopa de óleo, 2 colheres de tomilho fresco, 1 colher de sopa de mostarda, 6 fatias de pão de forma sem casca, moídas.
Modo de preparo:
Vinha-d’alhos:
1. Bata os ingredientes no liquidificador.
2. Coloque o pernil num recipiente grande e faça furos na carne. Junte a vinha-d’alhos, cubra com filme plástico e deixe na geladeira até o dia seguinte.
3. Aqueça o forno em temperatura média. Transfira para assadeira o pernil, junto com a vinha-d’alhos. Cubra com papel-alumínio. Leve ao forno por 1 hora. Retire o papel e asse por mais uma hora.
Cobertura:
1. Numa panela frite a cebola no óleo por 15 minutos ou até ficar macia. Junte o tomilho e o pão e misture bem. Retire do fogo.
2. Tire a carne do fogo e pincele sua superfície com a mostarda. Cubra o pernil com a crosta de tomilho e leve ao forno por mais 40 minutos ou até dourar. Sirva o pernil e, à parte, o molho da assadeira.
Rendimento: 10 porções.
Notas: O enfeite do prato pode ser galhos de tomilho colocado na ponta do pernil amarrado junto ao osso. É simples e faz vista.
MOLHO DE DAMASCO PARA ASSADOS (FORNO MICROONDAS)
Ingredientes:
2 xícaras de caldo de galinha, 1/3 de xícara de vinho branco seco, 150 g de damasco seco, 1 cebola grande em pedaços, 2 colheres de sopa de amido e 2 colheres de sopa de manteiga.
Modo de preparo:
1. Num refratário grande, junte a cebola, o damasco e a manteiga. Leve ao fogo microondas em potência alta por 6 minutos ou até a cebola ficar macia. Retire do forno e transfira para o liquidificador. Acrescente o vinho branco e bata até obter um purê.
2. Coloque a mistura de volta no refratário e junte o amido de milho dissolvido no caldo de galinha. Misture e leve ao microondas em potência alta por 4 minutos, mexendo na metade do tempo ou até engrossar ligeiramente. Sirva com assado.
Rendimento: 3 xícaras.
Notas: É bem simples fazer esse saboroso molho agridoce no microondas para acompanhar os assados de Natal. Vai muito bem no peru, no tender ou até mesmo com frango!
BOM APETITE E FELIZ NATAL!!!
Deixe o seu comentário