Tradição antiga, figurinhas ainda fazem sucesso entre colecionadores da nova geração

segunda-feira, 14 de outubro de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Tradição antiga, figurinhas ainda fazem  sucesso entre colecionadores da nova geração
Tradição antiga, figurinhas ainda fazem sucesso entre colecionadores da nova geração

Vinicius Gastin

O prazer de abrir o pequeno envelope e olhar o rosto daquele jogador que falta na coleção, ou mesmo se encantar com a beleza das mais brilhantes, resiste ao tempo e ainda conquista gerações. Mesmo com a chegada da tecnologia, o interesse por colecionar álbuns de figurinhas ainda é capaz de unir pessoas das mais diversas idades, pais e filhos, em um momento de diversão. Aos domingos, a Praça do Viagra, na Avenida Alberto Braune, torna-se o ponto de encontro dos colecionadores.

"O legal é que, principalmente de 2006 pra cá, o interesse por colecionar figurinhas voltou. Todos os domingos, a turma se reúne para trocar as repetidas com outras pessoas. Existe essa interação entre o pai, a mãe e o filho, ou o avô com o neto. Não deixa de ser um jeito de reaproximar a família”, destaca o colecionador friburguense Rogério Albertini.

O primeiro livro oficial de figurinhas de futebol a circular no país foi o da Copa de 1950, realizada no Brasil. O produto era patrocinado pelas Balas Futebol, mais conhecidas pelos álbuns do que exatamente pelo sabor. Anos mais tarde, a Editora Dimensão Cultural inovou ao lançar um álbum de figurinhas metálicas — Rogério ainda guarda o do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o Robertão, antigo Campeonato Brasileiro. No fim dos anos 70 surgiu o "Futebol Card”, da Ping-Pong, quando os cards (cartões) traziam as fotos dos jogadores, a respectiva equipe e a ficha técnica na parte de trás. "Minha mãe comprava inúmeras caixas de chiclete Ping-Pong para que eu pudesse completar a minha coleção”, lembra.

À época, as figurinhas eram fixadas com cola ou arroz, bem diferente das autocolantes de hoje em dia. Pouco depois, um álbum intitulado "Os grandes jogos” foi lançado, retratando algumas partidas históricas e as informações sobre cada uma delas. "Nesse livro, têm registros de públicos de 130, 140 mil pessoas”, afirma Rogério, que guarda um desses exemplares.

Os cromos autocolantes estrearam em 1971, com o livro ilustrado do campeonato italiano. No Brasil, a novidade chegou em 1979, com a coleção "Amar é...”. "A vantagem é que o álbum fica mais conservado. Quando colávamos com arroz ou cola, se sobrasse um pouquinho dos lados, a página grudava uma na outra. A gente corria o risco de perder aquela página”, explica.


Santos ainda sem Pelé e Telê como jogador

Desde a Copa do Mundo de 1982, na Espanha, o colecionador acumula dezenas de álbuns, todos completos devidamente preservados com a proteção de plásticos. O Campeonato Brasileiro começou a ganhar as páginas dos livros ilustrados a partir da Copa União, em 1987, e desde então Rogério Albertini colecionou ano a ano, e o de 2013 está próximo de ser completo. Os álbuns mais antigos foram adquiridos recentemente, e um deles, de cor preta e comprimento maior em comparação aos atuais, traz o Santos ainda sem Pelé, e Telê Santana como jogador do Fluminense. 

Com o passar dos anos, a exposição ao tempo e a umidade danificaram a capa, mas o conteúdo mantém-se relativamente conservado. "Um amigo me encontrou e comentou que tinha um álbum para me dar. São os times brasileiros da época, e alguns deles, como o Canto do Rio, nem existem mais”, conta.

Relíquia do futebol friburguense

Contudo, nenhum item é mais especial que o álbum do futebol amador de Nova Friburgo, cujas figurinhas eram vendidas junto a uma famosa bala. Rogério conseguiu o livro através de um amigo, e fez a cópia das páginas que trazem os times do Fluminense, Serrano, Esperança, Bom Jardim, Friburgo e outros clubes da região. "As pessoas confiam a mim essas verdadeiras relíquias. Após a morte de um avô ou de um pai, os mais novos não têm o interesse de guardar o material, mas também não querem jogar fora. Como eles sabem que eu guardo, eles me cedem, até por saberem que eu não vou vender. Se daqui a 20 anos o filho ou o neto quiser ver, o álbum vai estar guardado comigo.”

 

 


Novidades em 2014

Álbum da Copa do Mundo no Brasil terá algumas adaptações à tecnologia

Os números comprovam que as figurinhas ainda são atrativas também para a indústria fabricante, e novos investimentos devem ser feitos. O álbum da Copa do Mundo de 2010 teve cerca de três milhões de colecionadores aproximadamente, segundo a editora Panini. Estima-se que o livro da Copa de 2006 tenha vendido 140 milhões de envelopes (de cinco cromos cada) — ou seja, 700 milhões de figurinhas. 

Depois do sucesso das últimas edições, o álbum de figurinhas para o Mundial de 2014 poderá ter novidades, e o álbum virtual no site da Fifa pode ser uma delas. Cerca de 500 mil euros devem ser investidos pela fábrica, com o objetivo de alcançar a produção diária de 10 milhões de envelopes e distribuí-los por toda América Latina. 

O Brasil foi a filial que mais vendeu figurinha durante a última Copa do Mundo, à frente da Alemanha e da Suíça. A Panini planeja ainda um material especial que abordará as outras edições da Copa, intitulado "O Brasil de Todas as Copas”, para contar a história dos mundiais.

 

A coleção de Rogério Albertini conta com dezenas de álbuns dos mais variados, e todos completos

 

Movimentado

Fim de semana tem diversos eventos esportivos pela cidade

O fim de semana será marcado por diversos eventos esportivos pela cidade. Neste sábado, 12, a Seleção de Futsal de Nova Friburgo decide o título da Copa Intertv contra São José do Vale do Rio Preto, às 11h, no Ginásio Alberto da Rosa Pinheiro, em Conselheiro Paulino. No mesmo dia, o Endureco, prova de enduro a pé, movimenta os distritos de Lumiar e São Pedro da Serra. Durante os 15 km de trilhas, os participantes plantarão mudas de espécies nativas da Mata Atlântica pelo circuito. A equipe que mantiver maior regularidade, de acordo com os critérios pré-estabelecidos pelo regulamento, vence a competição.

Basquete é destaque no domingo

A grande decisão do Campeonato de Basquete das Empresas será destaque no domingo, 13. Toyoserra e Niterói disputam o título da competição no ginásio Paulo Cesar Marra de Moraes, no Nova Friburgo Country Clube. Na partida preliminar, às 10h, Pedrinco/Wermar e Nova Mix/Casa Friburgo disputam o terceiro lugar.

Pelo Campeonato de Futebol Amador de Olaria, os favoritos Corujão e Juventude travam o aguardado duelo às 9h30, no Campo do Serrano. O confronto entre Raça x Portuguesa, às 11h30, completa a 10ª rodada.

 

Decisão do campeonato de basquete acontece no ginásio do Country Clube


Anderson França na casa do UFC

Treinador friburguense gravará programa de televisão em Las Vegas

Treinador de Edson Barbosa e Marlon Moraes, atletas friburguenses que brilham no MMA, Anderson França mostrará um pouco do trabalho na televisão. O professor de muay thai foi convidado para ser um dos técnicos de um reality show realizado na casa do Ultimate Fighting, em Las Vegas. As filmagens começam nesta terça-feira, 15, e França viaja nesta segunda para encarar o desafio em frente às câmeras.

Anderson permanecerá nos EUA por um mais algum período, para acompanhar as lutas de Marlon Moraes, pelo WSOF 6, no dia 26 de outubro em Miami, e de Edson Junior, que enfrentará Danny Castilho no dia 16 de dezembro, em Sacramento. 

 

Treinador de Edson Barboza e Marlon Moraes, Anderson França (e) participará de reality show do UFC






CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade