Tour da Experiência vai elaborar roteiro de turismo na Serra

segunda-feira, 17 de setembro de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Tour da Experiência vai elaborar  roteiro de turismo na Serra
Tour da Experiência vai elaborar roteiro de turismo na Serra

Henrique Amorim
O Instituto Marca Brasil (IMB) e o Sebrae, parceiros na iniciativa Tour da Experiência, selecionaram na Região Serrana 70 empreendimentos turísticos que serão certificados e integrarão também roteiros de viagens. Desse total, 18 hotéis, pousadas, restaurantes e demais estabelecimentos são de Nova Friburgo e todos tem algo em comum: o oferecimento de atrações que despertam a curiosidade dos visitantes. A meta dos idealizadores do Tour da Experiência é fazer com que o turista vá bem mais além que apenas conhecer as cidades e seus pontos turísticos, mas também fazê-lo vivenciar experiências inesquecíveis que o façam se sentir bem, tornando-os assim divulgadores da região. 
A superintendente do IMB, Daniela Bitencourt, observa que o Tour da Experiência visa ainda “tocar o coração” dos turistas com ações que os permitam sair da rotina e mergulhar em atividades exóticas e que lhes deem prazer. Ela cita o exemplo de um dos empreendimentos certificados no projeto, o restaurante Empório do Dengo, no distrito de Mury. Lá, além de bolos de dar água na boca os visitantes poderão participar de terapias e meditações ao redor de uma mandala gigante. “É um trabalho de exercício da recuperação dos sentidos, da introspecção. É para fazer esquecer por completo da rotina diária, do estresse. É, sem dúvida, uma experiência gratificante”, revela Marisa Cardoso, coordenadora de turismo do Sebrae e gestora do Tour da Experiência, já desenvolvido com êxitos também na região da Costa do Descobrimento, na Bahia, em Bonito-MS e também no Pará. 
Outro atrativo do Tour da Experiência em Nova Friburgo é a curiosidade que o visitante irá conhecer na Livraria Arabesco, onde membros da família Saleme expõem a história e a origem do clã em meio ao charme e ao ineditismo de um café puramente árabe, onde após bebido, a sobra do pó de café ao fundo da xícara é jogado ao pires de louça. A forma que a borra adquire é interpretada pelos Saleme com símbolos e mensagens de amizade, trabalho e futuro. 
“Na pousada Refúgio dos Falcões, em Mury, o aconchego e a harmonização da natureza com o ambiente interno, os quartos com lareira e a cama aquecida são diferenciais que se somam a total hospitalidade e recepção. São pequenos detalhes que marcam e fazem o turista ter só boas lembranças das viagens a locais certificados pelo Tour da Experiência na Serra do Rio de Janeiro”, diz Daniela Bittencourt que antes de certificação visitou essa semana alguns estabelecimentos participantes da iniciativa em Nova Friburgo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade