Vinicius Gastin
Os bons tempos do futebol amador serão revividos em um novo formato a partir deste domingo, 28, com o Torneio Início no Estádio Marcio Branco, no Stucky. A partir do próximo dia 5, a bola rola pra valer para a Supercopa, que vai reunir sete equipes de diversas localidades de Nova Friburgo, cada uma representando a respectiva região. A competição percorrerá vários pontos do município, de Olaria a Conselheiro Paulino, passando por Amparo, Cascatinha e São Pedro da Serra.
Os times participantes foram selecionados de acordo com os resultados nos campeonatos de bairro do ano passado. Sendo assim, disputam a Supercopa a campeã e a vice-campeã do campeonato de Olaria: Santos e Corujão; a equipe Raça, primeira colocada em Conselheiro Paulino; a campeã rural, Vargem Alta; a equipe do Stucky, por sediar os jogos e as equipes do Amparo e Cascatinha, especialmente convidadas. “Também convidamos a equipe Saudade, representando o centro da cidade”, disse o secretário municipal de Esportes, Renato Satyro, que reitera o apoio às competições de bairro e o desejo de fazer da Supercopa uma competição anual. “A prefeitura sempre ajudou com troféus, mas nesse ano o governo municipal vai patrocinar o evento, com apoio da iniciativa privada, através da SAF. Em números, a participação será de 200 atletas, fora o público e a torcida das comunidades locais. É garantia de grande movimentação.”
A empolgação do secretário pode ser justificada pela estrutura do evento. Os árbitros serão da Federação de Futebol do Rio de Janeiro, com possibilidades de Luiz Antônio Silva Santos, o Índio, apitar as finais. “Vamos usar os bandeirinhas de Nova Friburgo, mas os árbitros virão de fora. Não que a qualidade dos que nós temos seja ruim, mas eles conhecem os jogadores e queremos evitar qualquer tipo de intimidade”, disse o secretário.
Os uniformes serão doados e as camisas terão os patrocínios da Saf e Secretaria de Esportes. A bola oficial será a mesma do campeonato estadual profissional da primeira divisão. “Nós teremos o apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar e um regulamento muito fechado, punindo qualquer tipo de violência dentro e fora de campo, oferecendo suspensões inclusive das próximas edições.”
O REGULAMENTO DA SUPERCOPA
Os jogos acontecerão em um único local, por fim de semana, sendo a primeira rodada disputada em 5 de maio, no Estádio Eduardo Guinle, com jogos às 9h, 11h, 13h e 15h. Uma semana antes, em 28 de abril, o Torneio Início vai marcar oficialmente a abertura da competição.
Após a disputa por pontos corridos, avançam às semifinais os quatro primeiros colocados e o 1º e o 2º jogam com a vantagem do empate. As partidas decisivas estão marcadas para o dia 16 de junho no estádio Marcio Branco, no Stucky. Neste mesmo palco, na semana seguinte (23 de junho), serão realizadas as disputas do título e do 3º e 4º lugares.
Para o próximo ano, o sistema de classificação para a Supercopa Saf deverá ser mantido. Após o término desta edição, as equipes disputam os campeonatos dentro dos próprios bairros e os vencedores garantem automaticamente a vaga no torneio em 2014. “O patrocinador já se comprometeu a fazer o torneio todos os anos. Estamos cedendo troféu, medalha, staff, organização e a Saf vai patrocinar todo o material esportivo e as premiações. É uma competição cara, onde apenas a arbitragem vai custar quase R$ 10 mil. No entanto, prevalece a vontade de fortalecer novamente o nosso esporte amador”, destacou Satyro.
TORNEIO INÍCIO ABRE COMPETIÇÃO
Antes de a bola rolar oficialmente para a Supercopa no dia 5 de maio, as equipes disputam o Torneio Início neste domingo, 28, a partir das 9h30 no estádio Marcio Branco. Após a solenidade de abertura, os times entram em campo para mostrar um pouco do que acontecerá aos domingos nos próximos dois meses.
As partidas terão 30 minutos cada, divididas em dois tempos de 15, com virada de campo e sem intervalo. Os confrontos serão definidos através de sorteio no mesmo dia. Em caso de empate, haverá disputa de pênaltis. A grande final está prevista para as 13h, com premiação para o campeão e o vice do Torneio.
Valeu pela vontade
Victor Dias resiste a lesão e consegue bons resultados em seletiva de grappling
Victor Dias resistiu à dor, lutou até o fim, mas não conseguiu o título da Seletiva da Abu Dhabi Combat Club (ADCC), no último sábado, 20, no Maracanãzinho, Rio de Janeiro. Em meio a tantas adversidades, o lutador de Nova Friburgo chegou longe e ficou a duas lutas de conquistar o maior evento de grappling da América Latina—modalidade que reúne jiu-jítsu, judô e wrestling, sem o uso do kimono.
Os 40 competidores da categoria do friburguense, até 66 kg, foram divididos em quatro chaves. Os vencedores de cada uma se enfrentariam nas semifinais e o grande campeão garantiria vaga em um torneio na China. A alegria pela vitória por finalização na primeira luta misturou-se à frustração de uma lesão muscular na região do joelho esquerdo.
Os médicos do evento aconselharam Victor a abandonar a disputa, mas o lutador não desistiu, subiu ao tatame e venceu a segunda e a terceira lutas. O inchaço e a dor aumentaram e foi necessária a aplicação de uma injeção. Apesar da força de vontade, o atleta da equipe DAJJ não resistiu ao oponente e perdeu o combate que o levaria às semifinais da competição. “Fica o sentimento de que poderia ser melhor, mas foi proveitoso”, analisou o atleta. “Agradeço aos meus patrocinadores, Encantos da Serra, Margarida’s Confecções, Data Hex Tecnologia, Free Combat, Academia Convidativa, ao mestre Denver Amaral e à toda equipe DAJJ”, completou.
Após recuperar-se da lesão, Victor Dias retomará os treinamentos em preparação para a disputa do campeonato brasileiro e do mundial, no Rio de Janeiro.
Friburgo F.C. completa 99 anos
Evento na sede social do clube marcou as comemorações
No dia 26 de abril de 1914, o Friburgo Futebol Clube era fundado por algumas das mais tradicionais famílias de Nova Friburgo, dentre elas Spinelli, Sertã e Braune. O maior campeão do futebol amador da cidade concretizou a fusão com o Esperança em 1979 e transformou-se no Nova Friburgo Futebol Clube, que ainda mantém as atividades. Uma festa na sede social do clube na noite de sexta-feira, 26, marcou as comemorações pela data, considerada o marco inicial do esporte na cidade.
Deixe o seu comentário