Toda a intimidade de Adair Costa até dia 30, na Sala Mônica Araújo

quinta-feira, 14 de abril de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Os aviamentos utilizados pelas confecções de moda íntima para o preparo de sutiãs e demais artefatos da produção foram sabiamente aproveitados pela artista Adair Veloso, que expõe até o próximo dia 30 sua mais nova mostra: “Intimidades 2”. Nos trabalhos ela utiliza materiais próprios das confecções para criar novos designs e estilos bastante criativos, que levam a quem os apreciar às mais variadas interpretações. A exposição é a nova atração da Sala Mônica Araújo (Avenida Euterpe Friburguense 33, Centro), e pode ser conferida de terça-feira a sábado, das 15h às 19h, com entrada franca.

A nova mostra de Adair é um desdobramento da exposição “Intimidades”, realizada a partir da desconstrução dos sutiãs, apropriando-se dos aviamentos.

— Passados dois anos, percebi a necessidade de realizar outros desdobramentos e outras poéticas. Afinal, estamos inseridos culturalmente na dinâmica de todo o processo de economia criativa e financeira — observa a artista, que iniciou na carreira há 17 anos, participando de exercícios em ateliês, na Escola de Artes Visuais do Parque Laje, no Rio de Janeiro, e ainda como ouvinte dos cursos de pós-graduação em artes visuais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Adair Costa se destaca ainda por referenciar seus trabalhos (desenhos, pinturas, objetos, instalações e textos) entre o modismo e o político social e por destacar sempre elementos visuais deslocados de seus meios visuais, transformando e produzindo novas e diferenciadas interpretações, ampliando sempre a percepção e a reflexão. A artista já levou “Intimidades 2” ano passado à galeria de artes do Sesc Nova Friburgo, e também já marcou presença com seu talento em mostras diferenciadas no Centro de Arte e Usina Cultural, com “Intimidade” e “Desenho com carvão”.

Outras coletivas de destaque recentes foram as mostras “No meio do mundo”, na galeria de artes da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói; “Trajeto”, “Rede Ocupação” e “Montanha Peito”, compartilhadas com o grupo Damalis, no Sesc Nova Friburgo; “Interferência na Natureza” (projeto Locus), no Parque da Chacrinha, no Rio de Janeiro e Sesc Nova Friburgo, e “Interferências Plásticas na Paisagem”, no Nova Friburgo Country Clube, todas entre 2005 e 2010.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade