Toda a arte de Celina Neno em mostra no saguão do Fórum

quarta-feira, 15 de abril de 2009
por Jornal A Voz da Serra

A arte marcante e com cores vivas da artista plástica paraense de Belém, Celina Neno Abejdid Corrêa, pode ser conferida até o próximo dia 30 no salão do primeiro piso do Fórum Juiz Rivaldo Pereira Santos, na Avenida Euterpe Friburguense, diariamente, das 11h às 18h. Ela divide a mostra com os também pintores Didila, Dinah, Ronaldo Lastre, Tereza Carrielo, Murano, Nilza, Gilda, Mônica e Lena Gabay. Celina costuma destacar em suas obras a imponência da natureza com tons bem definidos. Tanto é que uma de suas criações premiadas é a obra As três Catarinas montanhas de Nova Friburgo, que foi destaque no terceiro salão da Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais, no Rio de Janeiro.

Celina já se dedica às artes há pelo menos três décadas. Ela deixou o Nordeste nos idos de 1967 e foi morar no Rio de Janeiro. Após conseguir um emprego no núcleo de fotografia da Funarte, começou a contagiar-se pela arte e lá fez sua primeira exposição na galeria da fotografia do órgão federal de valorização da cultura. Após diversos cursos, a artista investiu em coletivas de fotos e ao aposentar-se iniciou um curso de pintura. Após trocar o Rio de Janeiro por Nova Friburgo especializou-se na arte com a professora de pintura Gilda Rincon, o que lhe permitiu abrir uma galeria de arte no bairro Ponte da Saudade. O espaço serviu para os artistas da cidade exporem suas criações.

Em seu currículo Celina Neno reúne diversas exposições de pintura na Academia de Belas Artes do Museu Militar, salão de artes do Lions Clube do Rio de Janeiro, Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro , Associação Brasileira de Desenhos e Artes Visuais e Sala Mônica Araújo, em Nova Friburgo. A diretora do fórum do município, juíza Ana Paula Azevedo Gomes, acredita que a abertura do espaço físico no hall da sede do Poder Judiciário para a divulgação das obras de artistas locais contribui positivamente para a valorização dos autores e é também um estímulo às artes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade