Tocha olímpica passa por Nova Friburgo ainda este mês

Revezamento em trecho de 12,5 km será feito por 60 pessoas. Lista dos condutores ainda não foi divulgada
sexta-feira, 08 de julho de 2016
por Dayane Emrich
Rota da tocha olímpica em Nova Friburgo (Foto: Lúcio Cesar Pereira)
Rota da tocha olímpica em Nova Friburgo (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

Nova Friburgo está prestes a entrar para história. Entre os mais de cinco mil municípios brasileiros, a capital da moda íntima foi uma das 329 cidades escolhidas para receber a tocha olímpica. O símbolo máximo dos jogos passará por aqui no próximo dia 30, um sábado, e a expectativa é de que cerca de 50 mil pessoas prestigiem este ato nas ruas da cidade.

O percurso da tocha abrange uma área de 12,5 quilômetros. A recepção será na Ponte da Saudade e está marcada para as 16h28. De lá, a tocha seguirá até o Bairro Ypu e as ruas Mac Niven e Moisés Amélio, cruzando a Avenida Alberto Braune com paradas em frente à prefeitura, Ienf e Praça Getúlio Vargas. A tocha também vai passar pela Avenida Euterpe Friburguense seguindo até Duas Pedras. O retorno ao Centro será pela Rua General Osório. Um dos momentos mais esperados é a descida pelo teleférico. 

O empresário Gilberto Sader foi o escolhido, pela prefeitura para conduzir a tocha no ponto turístico. O fogo olímpico passará também pela Avenida Galdino do Valle Filho, Praça Marcílio Dias, Country Clube, Praça 1º de Maio e, por último, pela Via Expressa, onde acontecerão as celebrações. 

De acordo com o secretário de Turismo, Nauro Grehs, serão cerca de 60 condutores e cada um percorrerá um trecho de 200 metros com a tocha. “Não sabemos os nomes dos escolhidos. Eles foram indicados pelos patrocinadores oficiais. Em relação ao trajeto, escolhemos pontos importantes da cidade para a passagem da tocha, que durará algo em torno de três horas. Ela chegará à tarde e passará a noite aqui. Mas o local da pernoite é segredo de estado”, disse. 

Em meio a tantos segredos, a operação de segurança em torno da tocha não é nenhuma novidade. Segundo Nauro, somente o comboio possui 400 pessoas. A visita do símbolo olímpico a Nova Friburgo envolverá equipes da Força Nacional, da Polícia Rodoviária Federal, do Batalhão de Polícia Militar e da Guarda Municipal. “Já foram feitas reuniões com o Ministério de Defesa e o Ministério da Justiça, para traçar a segurança da tocha e de todo o comboio”, destacou. 

Questionado sobre a programação, Nauro afirmou que não faltarão atrações. “Iremos fazer eventos durante a passagem da tocha. Há atividades marcadas para começar às 14h. Haverá apresentação das fanfarras de Nova Friburgo, uma banda em frente à prefeitura, escolas de samba devem se apresentar em alguns locais específicos do trajeto, além de blocos de carnaval e passistas. Na Praça do Suspiro, depois que a tocha descer de teleférico, haverá apresentação das colônias e da banda Euterpe Friburguense. Já na Via Expressa, a partir das 14h, acontecerão vários eventos, como aulas de ginástica, muay thai, entre outras atividades”, disse ele. 

Para Nauro, o evento é de extrema importância para a cidade, pois mostra a recuperação do município após a tragédia de janeiro de 2011. “Quando indicamos Nova Friburgo para fazer parte da rota de passagem da tocha, tínhamos em mente mostrar a recuperação da cidade. Acho fundamental por isso destacar a Praça do Suspiro e o teleférico, porque foi a imagem que mais marcou”, disse o secretário de Turismo, apostando na divulgação em programas de destaque nacional, o que será muito positivo para nós, principalmente em relação ao turismo”. 

Polêmicas

A demora na divulgação dos nomes dos condutores e a exclusão de personalidades de destaque na sociedade friburguense ao evento têm gerado muitas críticas aos organizadores. Nauro conta que a prefeitura indicou cinco pessoas. “Receber um evento deste porte é algo grandioso para a cidade”, acredita. 

A Prefeitura de Nova Friburgo informou que a composição da lista dos condutores é de responsabilidade do comitê olímpico e dos patrocinadores. Já a assessoria Rio 2016 informou que a lista é de responsabilidade das prefeituras das cidades por onde a tocha passará, mas que a autorização para a divulgação dos escolhidos só ocorre dez dias antes da passagem da tocha. A lista completa será revelada apenas no próximo dia 29.

Enquanto isso, sobram especulações na internet sobre o nome dos condutores. Em perfis nas redes sociais, o que não faltam são indivíduos afirmando terem sido selecionados para participar do revezamento. O que resta é aguardar. 

Foto da galeria
De acordo com o secretário de Turismo, Nauro Grehs, tocha chegará na cidade às 16h28 do dia 30 (Foto: Lúcio Cesar Pereira)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Tocha Olímpica
Publicidade