Tocha olímpica chega no final de julho em Nova Friburgo e já tem quatro condutores confirmados

Um dos condutores será o comandante do 11º Batalhão, Coronel Carlos Eduardo Hespanha
quinta-feira, 05 de maio de 2016
por Flávia Namen
Tocha olímpica chega no final de julho em Nova Friburgo e já tem quatro condutores confirmados

Principal símbolo das Olimpíadas, a tocha olímpica foi acesa terça-feira, 3, em Brasília, onde iniciou seu amplo percurso pelo país. A capital federal foi o ponto de partida para um roteiro que prevê a passagem da chama por 327 cidades brasileiras, selecionadas com base em critérios logísticos, turísticos e culturais. 

Pelos próximos três meses, a tocha passará pelas mãos de 12 mil pessoas, entre atletas e anônimos, que a conduzirão por todas as capitais estaduais e municípios de interesse turístico. A jornada só vai terminar em 5 de agosto, no Rio de Janeiro, quando será realizada a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos no Maracanã.  

Nova Friburgo não ficará de fora desse momento histórico para o Brasil. A cidade receberá a tocha no dia 30 de julho e é uma das 82 onde haverá pernoite da chama. O percurso previsto, de aproximadamente 12 quilômetros, inclui a Ponte da Saudade, o Centro e Olaria. 

Em reunião realizada há pouco mais de dois meses na prefeitura, foi anunciado que a tocha passará por símbolos turísticos da cidade, como o teleférico e o Nova Friburgo Country Clube, encerrando o trajeto no bairro Olaria, no parque de eventos da Via Expressa. 

Na ocasião, o secretário municipal de Turismo, Nauro Grehs, explicou que os condutores da tocha estavam sendo escolhidos, inclusive com a participação dos patrocinadores do evento. Passados mais de dois meses, a relação dos selecionados totaliza 60 pessoas, mas ainda não foi liberada pela prefeitura. 

“Essa lista com os nomes não pode ser divulgada ainda pois o comitê olímpico ainda não acatou as cinco indicações de Nova Friburgo para levar a tocha. Sabe-se que são mais de 60 pessoas, sendo que a maioria é indicação dos patrocinadores”, esclarece nota enviada à redação pela assessoria de Comunicação.

Coronel Hespanha é um dos escolhidos pela exemplar trajetória no esporte

A relação completa dos condutores da tocha em Nova Friburgo vem causando curiosidade e expectativa. Não faltam comentários e postagens nas redes sociais com sugestões e especulações de nomes dos mais variados segmentos do município. De concreto, porém, apenas quatro moradores da cidade estão confirmados até o momento para conduzir a chama olímpica pelas ruas friburguenses. Os escolhidos foram indicados pela população em concurso lançado pelo Bradesco, um dos patrocinadores oficiais do revezamento.

Na página do Bradesco, é possível conhecer um pouco da trajetória dos quatro selecionados que empunharão o fogo olímpico na cidade. São eles: o professor de judô, Daniel Lage; o professor de educação física, Carlos Eduardo Brasil Neves, a ginasta e professora de ginástica artística, Luciana Mastrângelo e o comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, coronel Carlos Eduardo Hespanha, vice-campeão brasileiro de judô dos Jogos Pan-Americanos de 1995. 

Além da reconhecida atuação como policial e ex-atleta da seleção brasileira de Judô, Hespanha também teve dezenas de indicações populares por seu trabalho à frente do projeto de judô comunitário que ajuda centenas de crianças, jovens e adultos da região. Nos depoimentos de pessoas das mais variadas idades e profissões, não faltam elogios a sua história de garra, dedicação, luta pela inclusão social e amor ao esporte.

Segundo Hespanha, a primeira indicação partiu de um aluno seu e acabou ganhando mais simpatizantes. No total, são 85 depoimentos para que ele carregue o principal símbolo olímpico pelas ruas da cidade. Ainda sem muitas informações sobre a condução da tocha, Hespanha ficou orgulhoso com o reconhecimento dos friburguenses e aguarda um comunicado oficial da equipe do Bradesco. 

“Até agora, recebi um e-mail informando que fui um dos escolhidos e solicitando alguns dados como medidas de roupas. Estou esperando um novo contato para saber mais detalhes. Também me disseram que os condutores poderão comprar a tocha para guardar de recordação. Se houver essa possibilidade, irei comprar com certeza”, planeja ele. 

Você sabia?
Os Jogos Olímpicos de Amsterdã em 1928 foram os primeiros a terem a tocha olímpica na era moderna. O revezamento do fogo teve início na Alemanha, em 1936, na edição de Berlim da competição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: olimpíadas | Tocha Olímpica | Carlos Hespanha
Publicidade