Tiro de Guerra completa 107 anos de fundação

Conheça a história da instituição centenária. Circuito esportivo em homenagem à data está com inscrições abertas
segunda-feira, 15 de agosto de 2016
por Flávia Namen
A sede própria da instituição foi inaugurada em 3 de outubro de 1942, em plena 2ª Guerra Mundial (Foto: Henrique Pinheiro)
A sede própria da instituição foi inaugurada em 3 de outubro de 1942, em plena 2ª Guerra Mundial (Foto: Henrique Pinheiro)

O mês de agosto é especial para o Tiro de Guerra 01-010 de Nova Friburgo. Isso porque marca o aniversário da instituição — nesta segunda-feira, 15 — e o Dia do Soldado, comemorado no próximo dia 25. As importantes datas não passarão em branco e vão contar com um animado evento esportivo que promete agitar vários pontos da cidade no próximo dia 28. Com início às 9h, a programação reunirá corrida rústica, caminhada e passeio ciclístico e terá como ponto de partida a Praça do Suspiro. As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas na sede do TG (Praça do Suspiro, 50, Centro).

O percurso das corridas, da caminhada e do passeio ciclístico seguirá pela Rua General Osório até a Rua Padre Yabar, passando pelas Avenidas Rui Barbosa e Galdino do Valle Filho em direção ao Nova Friburgo Country Clube. Para se inscrever, é necessário doar produtos de alimentação, higiene ou limpeza, definidos de acordo com cada modalidade. Desinfetante, água sanitária, leite longa vida, fraldas geriátricas ou infantis descartáveis, barbeadores descartáveis e alimentos não perecíveis (exceto macarrão instantâneo, sal, fubá e canjiquinha), estão entre os itens exigidos.

A largada das corridas é às 9h, mesmo horário da caminhada. O passeio ciclístico, por sua vez, foi marcado para às 10h. O evento é aberto a quem quiser participar e promete reunir muitos friburguenses que praticam atividades físicas. A saída será da sede do TG. Mais informações pelo telefone  2522-1445.

Uma centenária instituição presente no município

Muitos moradores de Nova Friburgo não sabem mas o 15 de agosto celebra os 107 anos de fundação do Tiro de Guerra 01-010 — inaugurado na cidade como Linha de Tiro Friburguense, em um terreno onde atualmente está a Sociedade Esportiva Friburguense (SEF). A cerimônia de inauguração, no ano de 1909, contou com a presença de várias autoridades, inclusive o ministro da Guerra na época, general Carlos Eugênio de A. Guimarães.

Em dezembro de 1927, a instituição militar passou a funcionar nas dependências do Colégio Modelo. Na época, as instalações do colégio funcionavam na Rua Leuenroth e seu proprietário era o professor Carlos Côrtes, que presidiu o TG por vários anos. Em 9 de janeiro de 1938, já na gestão do sargento Renato Arnaldo da Silveira Lopes, que assumiu o TG em 1934, foi inaugurada uma nova sede, num prédio alugado na Rua General Câmara (atual Augusto Spinelli), nº 27.

Uma campanha pela construção de uma sede própria para a unidade militar foi iniciada em 1941 por diretores da unidade e membro da sociedade. O terreno para a construção do atual imóvel, na Praça do Suspiro, foi doado por Astrodêmia de Morais e os recursos para a obra vieram do apoio de Vitalina Neves. A nova sede foi inaugurada em 3 de outubro de 1942, em plena 2ª Guerra Mundial, quando os atiradores se preparavam para integrar a Força Expedicionária Brasileira (FEB) e lutar na Itália.

Outra curiosidade da história do TG diz respeito ao obelisco localizado ao lado da sede, erguido em homenagem aos ex-combatentes de Nova Friburgo que lutaram na Itália. O monumento foi inaugurado em 18 de outubro de 1945, com uma homenagem especial ao expedicionário Antônio Durval de Moraes, morto em combate na Itália.

A tragédia de janeiro de 2011 é outro capítulo importante na história do TG, cuja sede permaneceu fechada durante todo o ano e com as atividades suspensas por medida de segurança. Em fevereiro de 2013, a instituição retomou as atividades voltando a contribuir na formação do espírito patriótico, solidário e cívico dos jovens friburguenses.

Atualmente, a instituição militar tem como chefe de instrução o subtenente de infantaria, Cloacir Moraes de Melo, que ocupa o posto desde 2015 e vem dando continuidade ao importante trabalho desenvolvido pela instituição. Destaque para a realização do circuito no próximo dia 28 e as constantes atualizações na página do TG na rede social (www.facebook.com/tirodeguerradenovafriburgo), que visam aproximar a centenária instituição da comunidade friburguense.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Tiro de Guerra
Publicidade