A maioria dos moradores de Nova Friburgo não sabe, mas o dia 15 de agosto marca a fundação do Tiro de Guerra 01-010 — inaugurado na cidade como Linha de Tiro Friburguense, em um terreno onde atualmente fica a Sociedade Esportiva Friburguense (SEF). A cerimônia de inauguração, no ano de 1909, contou com a presença de várias autoridades, inclusive o ministro da Guerra na época, general Carlos Eugênio de A. Guimarães.
Em dezembro de 1927, a instituição militar passou a funcionar nas dependências do Colégio Modelo. Na época, as instalações do colégio funcionavam na Rua Leuenroth e seu proprietário era o professor Carlos Côrtes, que presidiu o TG por vários anos. Em 9 de janeiro de 1938, já na gestão do sargento Renato Arnaldo da Silveira Lopes, que assumiu o TG em 1934, foi inaugurada uma nova sede, num prédio alugado na Rua General Câmara (atual Augusto Spinelli), nº 27.
Uma campanha pela construção de uma sede própria para a unidade militar foi iniciada em 1941 por diretores da unidade e membro da sociedade. O terreno para a construção do atual imóvel, na Praça do Suspiro, foi doado por Astrodêmia de Morais e os recursos para a obra vieram do apoio de Vitalina Neves. A nova sede foi inaugurada em 3 de outubro de 1942, em plena 2ª Guerra Mundial, quando os atiradores se preparavam para integrar a Força Expedicionária Brasileira (FEB) e lutar na Itália.
Outra curiosidade da história do TG diz respeito ao obelisco localizado ao lado da sede, erguido em homenagem aos ex-combatentes de Nova Friburgo que lutaram na Itália. O monumento foi inaugurado em 18 de outubro de 1945, com uma homenagem especial ao expedicionário Antônio Durval de Moraes, morto em combate na Itália.
A tragédia de janeiro de 2011 é outro capítulo que marcou a história do TG, cuja sede permaneceu fechada durante todo o ano e com as atividades suspensas por medida de segurança. Em fevereiro de 2013, a instituição retomou as atividades voltando a contribuir na formação do espírito patriótico, solidário e cívico dos jovens friburguenses.
Atualmente, a instituição militar tem como chefe de instrução o primeiro-sargento Fábio Marcelo Thomé da Cruz, que ocupa o posto desde dezembro de 2012 e vem dando continuidade ao importante trabalho desenvolvido pela instituição. Em sintonia com os avanços na comunicação, ele lançou ano passado uma página da instituição no Facebook para divulgar as ações da centenária instituição. O endereço é www.facebook.com/tirodeguerradenovafriburgo.
Deixe o seu comentário