Vinicius Gastin
A goleada do Corujão sobre o Juventude talvez tenha sido a única surpresa das quartas de final da Supercopa SAF. O placar elástico descreve um jogo onde era esperado maior equilíbrio, desfeito pelo total domínio do atual campeão do torneio. Nos demais confrontos, dois empates e uma vitória magra. Resultados suficientes para classificar Amparo, Vargem Alta e Rio das Flores para as semifinais. Desta forma, os quatro times de melhor campanha na primeira fase avançaram para disputar duas vagas na decisão.
Os finalistas do principal campeonato de futebol amador da cidade serão conhecidos no próximo domingo, a partir das 10h45, no estádio Marcio Branco, no Stucky, com possibilidades de reedição da final de 2013. Para tanto, Vargem Alta precisa eliminar o Rio das Flores, enquanto o Corujão terá que passar pelo Amparo para manter vivas as chances do bicampeonato.
Leo Rocha comanda o Corujão
Os primeiros movimentos no estádio Olavio Fonseca — o popular campo do Serrano — serviram para a adaptação dos jogadores ao gramado, que apresentou melhora em relação a campeonatos anteriores. O Corujão, equipe mais técnica do torneio, trocava passes mesmo com as dificuldades. O time azul e branco pareceu ter acostumado mais rapidamente e não demorou a abrir o placar. Leo Rocha cobrou falta com precisão para Felipe subir e escorar de cabeça para as redes. Poucos minutos depois, o autor do gol voltou a marcar em cobrança de falta. O momento era de domínio do Corujão, enquanto o Juventude, acuado, procurava responder na bola parada.
O técnico percebeu o momento adverso e, aos 25 minutos, promoveu a primeira alteração. A entrada de Maicon organizou o meio-campo verde e branco e o ímpeto em busca do empate provocou até mesmo uma falha da defesa do Corujão. Taruan teve boa oportunidade, mas demorou para finalizar e desperdiçou. O adversário teve maior eficiência e, em rápido contra-ataque, ampliou a vantagem: Deivid recebeu de Lenilson, ajeitou para perna esquerda e bateu sem chances de defesa. Antes do intervalo, o Juventude diminuiu o marcador através de bela cobrança de falta de Eder.
O objetivo de correr atrás do prejuízo ficou ainda mais complicado quando Felipe repetiu a dose do primeiro tempo, cobrou falta da intermediária e o goleiro Carlinhos aceitou. Sem alternativa, o Juventude partiu para o ataque. Com mais um atacante em campo, passou a ameaçar a meta rival. Ferrugem apareceu bem e fez pelo menos três defesas difíceis para impedir qualquer reação. Apesar do placar elástico, o equilíbrio predominou na metade final da partida e teve leve domínio do Juventude depois da expulsão de Biano. Mesmo com um a menos, o Corujão manteve-se firme na marcação, e em novo contragolpe eficiente, marcou o quinto com Deivid para confirmar a vaga.
Tradicional Campo do Serrano, em fase de obras, recebeu as quartas de final da Supercopa
Equilíbrio nas demais partidas
Dentre todos os confrontos pelas quartas de final, o mais imprevisível era o duelo entre Amparo e Raça. Apesar do leve favoritismo da equipe do 4º distrito, o jovem time de Conselheiro Paulino chegou cotado para a fase final. A expectativa de equilíbrio foi confirmada quando a bola rolou e o Amparo conquistou a vaga ao empatar em 1x1, por ter feito a melhor campanha na primeira fase.
Na sequência, o Vargem Alta, atual vice-campeão, não encontrou facilidades diante da Portuguesa. Embora tenha feito campanha irregular na primeira fase, a Lusa foi um adversário difícil para a equipe da zona rural e perdeu por apenas 1x0, em jogo decidido nos detalhes. Da mesma forma, o invicto Rio das Flores contou com a força de sua defesa para avançar para as semifinais. O empate sem gols com o Tio Dongo garantiu o time de Rio Bonito na próxima fase, graças à campanha impecável na fase de grupos.
Resultados das quartas de final:
Corujão 5x1 Juventude
Amparo 1x1 Raça
Vargem Alta 1x0 Portuguesa
Rio das Flores 0x0 Tio Dongo
Semifinais (Stucky):
10h45 – Vargem Alta x Rio das Flores
12h45 – Corujão x Amparo
Três das quatro partidas da fase final foram marcadas pelo equilíbrio: duas delas definidas por critérios de desempate
Os quatro times de melhor campanha se encontram nas semifinais neste domingo no Stucky
Promessa de emoções
Free Ride Festival reúne amantes dos esportes radicais neste domingo
Para os amantes de esportes radicais, o II Free Ride Friburgo Festival será a oportunidade ideal para aumentar a adrenalina. O evento de skate downhill será realizado neste domingo, a partir das 9h, no Bairro Suíço, escolhido por conta das suas ladeiras de curvas fechadas. Organizada pela MTF Foot Breakers e Prefeitura, a prova reunirá skatistas das cidades de Nova Friburgo, Campos, Rio das Ostras, Macaé e Cabo Frio, além de Juiz de Fora (MG) e várias cidades do Espírito Santo.
Os atletas serão divididos nas categorias júnior, feminino, open e slide jam. O freeride é uma modalidade do skate longboard, cuja prancha é cerca de 40 polegadas maior que as tradicionais, adaptação feita para aumentar a velocidade e a mobilidade do piloto. O tamanho do skate varia entre 80 e 90 centímetros, mas alguns modelos chegam a medir 1,20m. Nas categorias open (todas as idades) e júnior (até 13 anos), os competidores travam duelos eliminatórios, onde o primeiro a cruzar a linha de chegada segue na competição. No slide jam, o objetivo do skatista é alcançar a máxima velocidade e derrapar pela maior distância possível.
Neste sábado, as equipes treinam a partir das 9h. As provas acontecem no domingo, também a partir das 9h, com término previsto para as 17h. Os cinco primeiros colocados de cada categoria recebem troféus e material esportivo. As inscrições ainda podem ser feitas na Secretaria Municipal de Esportes e Acquanews.
Jovens nadadores do Anchieta participam de competição em São Paulo
Nova Friburgo esteve bem representada no Campeonato Sudeste de natação, realizado em Guaratinguetá, São Paulo, no último fim de semana. Os atletas do Colégio Anchieta retornaram do interior paulista com medalhas e resultados importantes nas categorias Mirim e Petis. Neste sábado e domingo, os jovens nadadores voltam às piscinas, desta vez em casa, para a disputa do Campeonato Serrano no Anchieta.
Dentre os destaques no Campeonato Sudeste estão Henrique Castelano, segundo colocado nos nados peito e borboleta, categoria mirim; Arthur Taixeirão, medalha de bronze no nado peito; e Letícia Belart, quarta colocada na mesma modalidade. João Pedro Veras, décimo no borboleta, e Duda Chinaide, sétimo no nado peito, também foram festejados pela técnica Kátia e toda a equipe.
agenda do esporte
31/05 - sábado
· Treinos para o Free Ride Festival
HORÁRIO: 9 hORAS
LOCAL: Clube de Xadrez
01/06 - domingo
· Free Ride Festival
HORÁRIO: 9 horas
LOCAL: Bairro Suíço
· Semifinais da Supercopa SAF
10h45 – Vargem Alta x Rio das Flores
12h45 – Corujão x Amparo
LOCAL: stucky
· Campeonato Serrano de Natação
LOCAL: Colégio Anchieta
Deixe o seu comentário