Nova Friburgo terá uma comemoração especial este ano: os cem anos do Tiro de Guerra 01-010, sucessor da Linha de Tiro Friburguense, criada em 15 de agosto de 1909. A data começa a ser lembrada na solenidade de incorporação dos 90 atiradores de 2009 e na aula inaugural pelo prefeito Heródoto Bento de Mello (diretor do TG), previstas para o próximo dia 28, sábado, às 10h, no Teatro Municipal de Nova Friburgo, na Praça do Suspiro. Outras atividades também serão realizadas durante este ano em alusão à data.
A solenidade de incorporação dos atiradores contará com uma mensagem do chefe de instrução, sargento Isaías Henrique de Oliveira, e a leitura da ordem do dia do comandante do Exército, parabenizando os jovens por terem sido os escolhidos no processo seletivo, entre dois mil alistados, entre outros assuntos. O tema da aula inaugural estará a critério do prefeito de Nova Friburgo.
Os novos atiradores já estão servindo no TG, divididos em dois pelotões de 45 integrantes e uma das primeiras missões que receberam foi a campanha objetivando a arrecadação de alimentos não perecíveis que serão doados a entidades assistenciais da cidade. Somente nos primeiros dias, mais de 130 quilos de alimentos foram conseguidos, antevendo o êxito da proposta do instrutor, sargento Anderson Carlos Rodrigues de Menezes Bispo. De acordo com o sargento Isaías, a campanha visa à participação dos atiradores em atividades sociais, despertando nos jovens a consciência social quanto às necessidades do próximo. A campanha será encerrada por ocasião da solenidade de incorporação na próxima semana.
O centenário
O sargento Isaías já tem uma diretriz das comemorações do centenário do TG, inclusive tendo conversado sobre o assunto com o prefeito Heródoto. Está sendo organizado um concurso literário entre os alunos das escolas municipais, competições esportivas, entre elas um torneio de futebol entre as forças representadas na cidade – Tiro de Guerra, Sanatório Naval, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal – e uma sessão solene na Câmara Municipal, por proposta do vereador Renato Abi-Râmia.
As festividades devem se concentrar no período de 15 a 25 de agosto, por ser o dia 15 a data de criação da Linha de Tiro Friburguense, que mais tarde recebeu o nome de Tiro de Guerra, e o dia 25 a data que marca o Dia do Soldado, homenagem a Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro. O sargento Isaías imagina fazer o encerramento com uma solenidade aberta ao público na Praça Getúlio Vargas, junto ao busto de um ex-chefe de instrução do TG, o tenente Renato Lopes.
Uma das ideias do chefe de instrução com as festividades do centenário é resgatar a história do TG. Nesse período muitas personalidades passaram pela instituição e contribuíram com essa história. Há inclusive no TG uma foto da fundação da Linha de Tiro Friburguense, onde aparece o ex-deputado federal Galdino do Valle Filho.
Passada a solenidade de incorporação, o TG já começa a se preparar para a comemoração do Dia do Exército, em 19 de abril, e para o desfile de 16 de maio, aniversário da cidade. Este ano haverá um pelotão especial integrado pelos ex-atiradores de todas as épocas. Os interessados já podem manter contato com o TG. Poderá haver também a participação de algumas unidades do Exército.
O sargento Isaías pretende convidar autoridades do Exército para participar das solenidades em agosto, que poderão ser abertas à comunidade, principalmente as crianças. De acordo com o chefe de instrução, outras atividades poderão ocorrer para a comemoração do centenário do TG.
Deixe o seu comentário