TG incorpora nova turma

terça-feira, 31 de março de 2009
por Jornal A Voz da Serra
TG incorpora nova turma
TG incorpora nova turma

(SECOM) - O prefeito Heródoto Bento de Mello tomou posse no sábado, 28, como diretor do Tiro de Guerra de Nova Friburgo. É a quarta vez (1964, 1984, 1994 e 2009) que o engenheiro assume o cargo, uma vez que cabe simultaneamente ao chefe do Executivo municipal também o comando do serviço militar na cidade. A solenidade, que aconteceu na Praça do Suspiro, ainda constou da incorporação de 90 novos atiradores ao corpo militar do Exército Brasileiro.

Em seu discurso de posse, o prefeito Heródoto se disse emocionado em retornar ao posto de diretor do TG e ouvir, mais uma vez, o juramento à bandeira dos 90 novos reservistas incorporados, escolhidos depois de rígido processo seletivo, que eliminou outros 1.910 alistados. “Quando a vida nos deixa mais velhos e o tempo passa, tudo nos emociona com maior intensidade. Lembro-me da época em que servi ao Exército e todo grande aprendizado de moral e ética que absorvi durante essa etapa do meu crescimento como homem e cidadão brasileiro. O Tiro de Guerra não nos proporciona apenas regras e modos de agir, mas responsabilidade e dignidade para atuar na sociedade de maneira respeitosa e séria. Estou sinceramente muito grato de estar aqui”, confessou o prefeito, saudando os novos atiradores.

Ao receber a Bandeira Nacional das mãos do sargento Isaías Henrique de Oliveira, chefe de instrução do serviço militar, Heródoto caminhou até o público e escolheu uma menina de 6 anos para ‘vestir’ o símbolo brasileiro. Jennifer de Jesus Bohrer – que quer ser médica quando crescer – pôs a bandeira em volta do corpo e ganhou um beijo do prefeito, que ainda piscou o olho para a menina, enquanto voltava ao palanque oficial.

Aula inaugural: o potencial de Nova Friburgo do futuro

Após a solenidade de posse Heródoto ministrou, no Teatro Municipal de Nova Friburgo, aula inaugural sobre o tema Nova Friburgo do futuro para a nova turma de 2009 do TG, como parte do lançamento da programação do centenário do Tiro de Guerra, a ser comemorado em agosto. O prefeito apresentou os principais pontos do plano que vem estruturando para retomar o desenvolvimento de Nova Friburgo, sobretudo como polo cultural e turístico do estado do Rio, a partir de sua ideia de que Nova Friburgo é um parque, de mil quilômetros quadros, contendo uma cidade e sete vilas, as quais ocupam apenas 2,5 % de todo seu território. “Galera”, disse o prefeito em sua já característica saudação, “vivemos em uma cidade exuberante, de uma beleza incomparável. Nosso maior patrimônio é essa natureza que nos envolve, magnífica e imensa. O meu grande projeto é fazer com que Nova Friburgo seja reconhecida como parque, para, além de engrandecer o turismo ecológico, preservar todos os seres vivos que este parque contém. Precisamos estabelecer um ponto de partida para recomeçar de onde paramos e acelerar novamente o crescimento econômico e cultural da cidade”, avaliou Heródoto.

Na aula, ilustrada por belas imagens de Nova Friburgo, projetadas no palco a partir de material preparado pela Secretaria de Comunicação Social, o prefeito ainda ressaltou o papel da mulher que, segundo ele, salvou o município com a indústria da moda íntima, depois da crise instalada nas grandes fábricas fundadas pelos alemães. Heródoto ainda ressaltou que a população friburguense, que traz o estigma empreendedor dos imigrantes, é capaz de transpor qualquer obstáculo e recolocar a cidade novamente na posição mais alta do estado do Rio de Janeiro.

Sistema metroviário

A apresentação do prefeito serviu para ressaltar que o turismo é uma alternativa importante de que o município dispõe, como exemplificou no projeto que denominou Caminhos de Nova Friburgo: a interligação por 180 km de estradas, que percorrerão todos os distritos, ressaltando belezas naturais, recurso hídricos e ecológicos, além da cultura, tradições e atrativos de cada uma das regiões e respectivos distritos.

Na mesma apresentação Heródoto ainda falou do projeto do trem suspenso sobre o Rio Bengalas. Ele voltou a lembrar que o rio é a única pista livre que resta na cidade para desafogar o trânsito e o tráfego no eixo urbano central, destacando que atualmente passam pela Alberto Braune mais de duas mil viagens de ônibus por dia. “Além disso, vocês já imaginaram quando esse trem estiver passando aqui o quanto ele será importante para o turismo?”, questionou Heródoto, empolgado, mostrando no telão uma animação em computador simulando a passagem do trem pela avenida: “Olha, só! Vocês se abaixem que o meu trem vai passar”, brincou o prefeito, fazendo todos sorrirem.

Atiradores do ano do centenário são incorporados

A ameaça de chuva não desanimou os novos atiradores do Tiro de Guerra 01-010 que marcharam cantando o Hino de Nova Friburgo com vibração, antes de colocarem seus uniformes e receberem os distintivos do TG. A solenidade aconteceu na manhã de sábado, 28, no Largo do Expedicionário, em frente à sede do TG, na Praça do Suspiro.

O comandante do Sanatório Naval, capitão-de-fragata Nestor Francisco Mendes Júnior, deu vista à tropa e presidiu a solenidade por ser o oficial de maior patente em atividade no município. Participaram ainda o tenente do Exército Alexandre Marques Santana, subtenente Sanderson Geovani Pollo (11º BPM), o sargento Roberto Ricardo e o prefeito Heródoto Bento de Mello, empossado diretor do TG.

Os 90 novos atiradores foram selecionados entre dois mil jovens para fazerem parte do quadro de soldados do TG. Eles, antes de serem incorporados, realizaram uma campanha de arrecadação de alimentos que beneficiaram três instituições de Nova Friburgo. Foram agraciados o Lar Abrigo Amor a Jesus (Laje), o Centro Social Nossa Senhora das Graças e a Igreja Evangélica Maranata. Cada instituição recebeu cerca de 300kg de alimentos.

Os atiradores que terminaram seu tempo de serviço e deram baixa na corporação do TG receberam seus diplomas de Honra ao Mérito. Em seguida, já uniformizados, os novos atiradores cantaram o Hino Nacional. Durante a solenidade, prefeito e representantes da Secretaria Municipal de Educação receberam do chefe de instrução do TG, sargento Isaías Henrique de Oliveira, kit com Bandeira Nacional e CD com hinos diversos, além de revistas educativas para crianças em fase de alfabetização.

Ao final, o sargento Anderson Carlos Rodrigues de Menezes Bispo, instrutor do TG, leu a ordem do dia assinada pelo comandante do Exército, Enzo Martins Teles, e convidou a todos para que seguissem para o Teatro Municipal, onde o prefeito proferiu palestra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade