Há 50 anos A VOZ DA SERRA detalhava as celebrações do centenário da Catedral São João Batista, a matriz, em Nova Friburgo, que agora completa 150 anos. Em sua edição de 6 e 7 de dezembro de 1969, o jornal noticiava os festejos do centenário da igreja matriz de Nova Friburgo.
Na ocasião, o colunista Pedro Cúrio escreveu em sua “Ordem do Dia” o texto "Natalício da Catedral", que dizia: “A nossa ex-Igreja matriz, hoje Catedral do Bispado de Nova Friburgo, completará 100 anos de inauguração, pois, em 1869, conforme escreveu o saudoso monsenhor José Silvestre Alves de Miranda, em seu interessante trabalho ‘Histórico da Paróquia de São João Batista’, naquele dia ‘foi inaugurada a simpática Igreja Matriz da Paróquia de São João Batista, da Vila de Nova Friburgo, hoje formosa cidade serrana’”.
Os 150 anos da Catedral
A Catedral São João Batista, conhecida como a “Igreja Mãe da Diocese”, completou este mês 150 anos e, para celebrar a data, foi celebrada uma missa em ação de graças com direito a corte de um bolo com dez metros de comprimento ao final da celebração para promover a confraternização entre os presentes. A cerimônia religiosa foi realizada neste domingo, 8, dia da padroeira da Diocese de Nova Friburgo, Nossa Senhora Imaculada Conceição.
A missa foi presidida pelo bispo Dom Edney Gouvêa Mattoso, e contou com a participação do cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta. A comemoração do Jubileu da Catedral teve início em 8 de dezembro do ano passado. Desde então, diversas atividades religiosas e culturais estão sendo promovidas para marcar esta ocasião. Além disso, as capelas do Santíssimo Sacramento e do Batismo, ns laterais da catedral, passaram por um processo de restauração, com recuperação das pinturas originais do templo.
A história da catedral
Fundada em 8 de dezembro de 1869, a Catedral São João Batista levou 40 anos para ser construída. O padre Jacob Joye, que veio com os suíços para a cidade em 1819, foi quem conseguiu o terreno com o Barão de Nova Friburgo. Além disso, ele foi o primeiro padre da catedral. Em 2014, em celebração aos 145 anos do templo, aconteceu a restauração do presbitério da catedral, sendo inaugurado oficialmente no dia 25 de janeiro de 2015 pelo núncio apostólico no Brasil (representante do papa), Dom Giovani d’Aniello. Em 2019, teve início a restauração das capelas do Santíssimo Sacramento e do Batismo em comemoração aos 150 anos da matriz.
Deixe o seu comentário