Testagem do HIV começa nesta terça em unidades de saúde

Exame deve ser feito por pessoas que se expuseram a situações de risco
sábado, 06 de abril de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Testagem do HIV começa nesta terça em unidades de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo inicia na próxima terça-feira, 9, testagens rápidas do HIV (o vírus causador da aids), sífilis e das hepatites B e C em unidades de saúde locais. A iniciativa do Programa Municipal de Combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids) marca a data de 7 de abril, instituída como Dia Estadual do Diagnóstico Precoce do HIV.

Indicado para quem se expôs, recentemente, a alguma situação de risco, como ter tido relação sexual sem utilizar preservativo, o exame será oferecido, gratuitamente, no posto de saúde Silvio Henrique Braune, no Suspiro, até o próximo dia 14, sempre das 8h30 às 11h30.

No Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito de Riograndina, o teste será realizado na terça-feira, 9, das 9h às 17h. Em Stucky, distrito de Mury, também haverá testagens no mesmo dia, das 8h às 10h45. E na localidade de Centenário, no distrito de Campo do Coelho, os testes serão feitos na próxima sexta-feira, 12, das 9h às 15h.

O teste rápido é prático e de fácil execução; pode ser realizado com a coleta de uma gota de sangue ou com fluido oral, e fornece o resultado em, no máximo, 30 minutos. Se indicar infecção do vírus, o paciente é encaminhado para exames laboratoriais para confirmação e início do tratamento.

Todos os testes possuem um período denominado “janela diagnóstica”, que corresponde ao tempo entre o contato com o vírus e a detecção do marcador da infecção. Isso quer dizer que, mesmo se a pessoa estiver infectada, o resultado do teste pode dar negativo se ela estiver no período de janela. Sempre que persistir a suspeita, o teste deve ser repetido após, pelo menos, 30 dias.

Conhecer o quanto antes a sorologia positiva para o HIV aumenta muito a expectativa de vida de uma pessoa que vive com o vírus. Quem se testa com regularidade, busca tratamento no tempo certo e segue as recomendações da equipe de saúde. Com isso, ganha muito em qualidade de vida. Além do diagnóstico, o município oferece também tratamento imediato aos pacientes com resultados positivos.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde
Publicidade