Termina hoje prazo para regularizar título de eleitor

Zona Eleitoral no antigo Fórum amanhece com filas; atendimento vai das 10h às 19h
quarta-feira, 09 de maio de 2018
por Jornal A Voz da Serra
A fila no TRE na manhã desta quarta-feira (Foto: Adriana Oliveira)
A fila no TRE na manhã desta quarta-feira (Foto: Adriana Oliveira)

Termina nesta quarta-feira, 9, o prazo para regularizar o título de eleitor ou solicitar o documento pela primeira vez, a tempo de votar nas eleições deste ano. A 222ª Zona Eleitoral do município, na Praça Getúlio Vargas, 89, no antigo Fórum, amanheceu nesta quarta com filas. Para atender à demanda de última hora, o atendimento começará uma hora mais cedo, às 10h, e indo até as 19h. 

Além dos serviços de requerimento de título de eleitor e revisão de dados  cadastrais, os eleitores ainda podem solicitar alistamento eleitoral, transferência de domicílio eleitoral, segunda via de título ou a regularização da situação eleitoral, caso o documento esteja cancelado. Vale lembrar que, apesar de ainda não ser obrigatório em Nova Friburgo, a Justiça Eleitoral da cidade já disponibiliza o cadastro biométrico do eleitor.

A data também é o prazo final para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar sua transferência para seção com acessibilidade e, ainda, para que presos provisórios e adolescentes internados possam regularizar a situação eleitoral para então poderem votar nas Eleições 2018. Vale ressaltar ainda que ao se dirigir ao cartório eleitoral, o cidadão deve apresentar os seguintes documentos: título de eleitor, caso o possua; um comprovante de residência (sempre que possível, em nome do eleitor e, para os casos de transferência, com antecedência mínima de três meses); um documento oficial de identificação pessoal contendo, no mínimo, nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade; e o comprovante de quitação militar, quando do sexo masculino.

Extinção de zona eleitoral

No fim do ano passado, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) anunciou a extinção da 81ª Zona Eleitoral de Nova Friburgo, responsável por abranger as localidades de Cascatinha, Cônego, Debossan, Mury e Olaria. Com a medida, todos os eleitores desta Zona foram automaticamente remanejados para a 222ª Z.E. O TRE-RJ alegou que a mudança visa “aprimorar o trabalho e economizar gastos com as zonas eleitorais”.

Além dessas regiões, a Zona Eleitoral 222 é responsável pelas localidades de Amparo, Barracão dos Mendes, Boa Esperança, Campo do Coelho, Cardinot, Colonial 61, Conquista, Conselheiro Paulino, Galdinópolis, Janela das Andorinhas, Jardim Califórnia, Jardinlândia, Lumiar, Macaé de Cima, Parque Maria Teresa, Pilões, Prado, Rio Bonito, Riograndina, Salinas, Santa Cruz, Stucky, São Lourenço, São Pedro da Serra e Vargem Alta.

Apesar do fechamento da 81ª ZE, o TRE-RJ informou que os locais de votação dos eleitores não devem ser alterados, mas é recomendável conferir o endereço da seção antes do pleito. Apenas no estado do Rio, cerca de 100 zonas eleitorais foram extintas no último ano. Com o rezoneamento em todo o país, o TSE estima economizar R$ 74 milhões ao ano.

Vale lembrar que zona eleitoral e seção eleitoral não são a mesma coisa. A primeira diz respeito a região gerenciada pelo cartório eleitoral, que centraliza e coordena os eleitores ali domiciliados. Já a segunda (seção eleitoral) é o local onde eleitores votam.

As eleições gerais de 2018 para presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais ocorrerão no dia 7 de outubro  (primeiro turno) e no dia 28 de outubro (nos casos de segundo turno).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: eleições
Publicidade