Tereza Malcher lança amanhã na AFL o livro ‘Ajelasmicrim’

Obra aborda temas que fazem parte do dia a dia da criança, principalmente sobre a compreensão que estas têm a respeito do tempo
quarta-feira, 05 de agosto de 2015
por Jornal A Voz da Serra
A escritora fará noite de autógrafos na AFL
A escritora fará noite de autógrafos na AFL

Amanhã, 7, Tereza Malcher, colunista do caderno Light do jornal A VOZ DA SERRA, irá ministrar uma palestra sobre a percepção do tempo para uma criança, na Academia Friburguense de Letras, localizado na Praça Getúlio Vargas 57, às 19h. E logo após, lançará o livro “Ajelasmicrim”, que aborda temas que fazem parte do dia a dia da criança, principalmente sobre a compreensão que estas têm a respeito do tempo.

A história foi desenvolvida através de um diálogo entre um avô e a neta. Tereza elaborou as ideias quando viu uma professora diante de uma pilha de livros onde procurava um texto sobre o dia a dia da criança. Ficou inquieta em busca de ideias até que, de repente, o tempo a cutucou.

A compreensão do tempo é um desafio, principalmente para a criança que está apreendendo o mundo. É um conceito abstrato e tem uma contradição intrínseca: nele estamos mergulhados, porém o tempo não existe, é uma criação do homem para organizar a vida e evitar o caos, como disse Aristóteles.

O tempo é global. Todos nós precisamos nos adequar a ele. Vivemos correndo contra o tempo. E o tempo da criança, especialmente, como fica?

A autora precisou de um longo tempo para escrever o livro — cujo texto foi premiado em 2014 na Festa Literária de Paraty, pelo Selo Off Flip Editora. A escolha do tema exigiu pesquisas e cuidados com a linguagem para a adequação a leitores entre oito e dez anos, além de muita criatividade para transformar as ideias em frases imagéticas, lúdicas e sonoras. A autora conta que a leitura do livro aprofunda as experiências, o entendimento das situações e o conhecimento que a todo instante constrói sobre o tempo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Tereza Malcher | AFL | Ajelasmicrim
Publicidade