A Associação de Produtores Rurais do terceiro distrito de Nova Friburgo recebeu na quarta-feira, 28, a visita do secretário de Obras, Hélio Gonçalves Corrêa, do vice-prefeito Dermeval Barboza Moreira Neto, e dos vereadores Vanor Breder Pacheco, Marcos Medeiros e Manoel Martins. O encontro foi pautado por uma extensa visita aos pontos críticos da estrada municipal Cypriano Mendes da Veiga, que une Barracão dos Mendes ao Alto dos Vieiras.
Segundo Ivanir Pinheiro da Rosa, um dos líderes da associação, a estrada está há oito anos sem manutenção e a erosão do terreno é fruto do acúmulo de água que desce das encostas. Com o escoamento da produção rural prejudicado, os moradores reclamam que alguns proprietários de fazendas adjacentes impedem a abertura de bueiros e canaletas para a drenagem superficial das águas da chuva. A terra infiltrada favorece o aparecimento de buracos e o desabamento do solo.
O secretário de Obras ressaltou a importância da drenagem das águas através do uso de bueiros: “Sem captar a água que cai das encostas, o piso molhado sofre infiltrações e o terreno desaba e forma buracos. Os produtores precisam entrar em acordo acerca da instalação de bueiros e canaletas a fim de sanar o problema. Quando todos chegarem a um denominador comum, poderemos agilizar a recuperação da estrada”.
Compromisso com o produtor rural - Vanozinho, vice-presidente da Câmara Municipal, reforçou seu empenho pelo terceiro distrito, que, de acordo com ele, foi responsável por sua eleição a vereador. “Vou lutar sempre ao lado do poder Executivo e do prefeito Heródoto por essa comunidade, a qual pertenço e que sempre me tratou com carinho. Temos planos de fortalecer o esporte local, retomar o projeto do médico de família e atender as necessidades do produtor, que precisa de estradas em boas condições. Esse é um compromisso meu e do novo governo”, garantiu.
Uma nova reunião entre a associação e a Secretaria de Obras ficou agendada para o próximo mês. Até lá, os produtores garantem que entrarão em acordo para a instalação de bueiros e canaletas na estrada.
Deixe o seu comentário