Terceiro dia do Festival da Sustentabilidade movimenta o Suspiro

Oficina de compostagem (técnicas para estimular a decomposição de materiais orgânicos) é um dos destaques deste sábado
sábado, 09 de setembro de 2017
por Guilherme Alt
Terceiro dia do Festival da Sustentabilidade movimenta o Suspiro

O terceiro dia do Festival da Sustentabilidade já começou cheio de atrações. No Teatro Municipal, das 10h às 13h, acontecem os painéis "Agricultura orgânica, agricultura sintrópica, plantas alimentícias não-convencionais, panorama de mercado de orgânicos, grupos de consumo responsável e permacultura urbana". Na Praça do Suspiro, as barracas com produtos orgânicos e sustentáveis já estão funcionando.

O empresário Guilherme Araújo está com um estande de copos de plástico que são mais duráveis, feitos de polipropileno (material reciclável). O empresário fornece esses copos para festas, cerimonias e outros eventos. O objetivo é diminuir o acúmulo de lixo deixados por latas e copos de plásticos menos resistentes. “Nós levamos nossos produtos para o evento em que somos contratados, a pessoa deixa R$ 5 com a gente e fica a festa inteira com esse copo. No final do evento, a pessoa pode ficar com o copo ou, caso não queria ficar com o copo, ela entrega o produto e nós devolvemos os R$ 5”, explica Daniel Ribeiro, um dos sócios do projeto.

De acordo com Daniel, a ideia tem surtido efeito durante a realização do Festival da Sustentabilidade. “Não há um acúmulo de lixo muito grande. As próprias lixeiras não estão abarrotadas de lixo. E o melhor: cerca de 550 pessoas resolveram ficar com os copos e apenas 98 quiseram devolver”.

A nova colunista da VOZ DA SERRA, Renata de Rivera (foto acima), está apresentando seu projeto “Meu Bairro Sustentável”, junto com os parceiros Compostonauta e Organokits. Carioca radicada em Friburgo há 20 anos, Renata  é formada em gestão ambiental, Carioca radicada em Friburgo há 20 anos, Renata é coordenadora do núcleo Meu Bairro+200 pelo Comitê 200 anos de Nova Friburgo e estreou em agosto coluna no jornal para falar de sustentabilidade. Por sua iniciativa na localidade onde mora, São Geraldo, Renata foi homenageada pela Câmara dos Vereadores (foto).

De acordo com ela, neste sábado, 9, o destaque será a compostagem (conjunto de técnicas aplicadas para estimular a decomposição de materiais orgânicos). “A gente fala da sustentabilidade de um bairro como um todo. A coleta seletiva, reciclagem do óleo de cozinha, compostagem, tudo que envolve a questão da sustentabilidade na vida de um bairro. Vamos ter oficinas para ensinar as pessoas a fazer uma composteira doméstica, disponibilizando californiana, húmus”, explica Renata.

A programação com todas as atrações do Festival da Sustentabilidade você pode conferir através do site http://festivaldasustentabilidade.com.br/programacao-completa/. A entrada é gratuita.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Meio Ambiente
Publicidade