Terceira idade já pode contar com academia no Centro de Convivência

quinta-feira, 04 de março de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Na manhã da última terça-feira, 2, foi inaugurada no Centro de Convivência da Feliz Idade, que funciona no Clube de Xadrez, a primeira Academia da Terceira Idade (ATI). O objetivo é estimular a realização de atividades físicas, tanto para a questão da saúde e do bem-estar, quanto para o aspecto social.

“Fui a Maringá, no Paraná, e vi este projeto pioneiro. Dois meses após sua implantação, o número de atendimentos médicos em idosos reduziu em 30%. Já a procura por medicamentos caiu em 27%. Juntamente com o apoio da iniciativa privada conseguimos implementá-lo a custo zero. Lá houve sucesso e aqui também tem tudo para dar certo”, afirmou o vereador Luciano Faria, presidente da Comissão de Apoio ao Idoso do Legislativo.

Inicialmente o projeto se restringe apenas ao centro da cidade, no entanto, segundo Luciano, a ideia é estendê-lo aos diversos distritos e bairros mais populosos de Nova Friburgo. “Moradores de locais mais distantes, como São Pedro da Serra, por exemplo, às vezes não têm condições de vir aqui constantemente. Por isso já está em andamento um projeto de ampliação da nossa área de abrangência”, revelou.

Atualmente o Centro de Convivência recebe em torno de mil idosos cadastrados nas diversas atividades oferecidas, como danças, alongamento e artesanato. Com a academia, a expectativa é de que este número cresça ainda mais. “No total são 12 aparelhos, que podem ser utilizados por até 42 pessoas simultaneamente. A idade mínima é de 55 anos. Haverá o acompanhamento de profissionais especializados e será necessária a apresentação de atestado médico para participar”, adianta Luciano. As inscrições podem ser feitas no local de segunda a sexta, das 7h às 13h.

Outro projeto revelado por Luciano no evento foi o Café da Manhã com o Vereador. Trata-se de um encontro a ser realizado na primeira terça-feira de cada mês, quando será discutido o andamento de todo o processo da academia. Críticas, elogios e sugestões poderão ser feitas diretamente aos coordenadores da iniciativa.

A solenidade

Mesmo com o mau tempo, um bom público prestigiou a cerimônia inaugural, entre idosos, vereadores, secretários municipais e profissionais da imprensa. Durante o evento houve apresentação de uma banda, que tocou famosas canções e animou as pessoas. Quem também compareceu foi o prefeito Heródoto Bento de Mello, que mostrou empolgação e dançou no salão do clube.

Em seu discurso, Heródoto ressaltou a importância da realização de atividades para ocupar o tempo ocioso. “Para mim a vida começa aos 50 anos. Não acho justo o termo terceira idade, esta é, na verdade, a primeira. É importante ter alegria, objetivos na vida, independentemente de ser criança, jovem ou idoso. Quem manda no corpo é a mente. Vindo para cá, essas pessoas se divertem, se distraem e, consequentemente, melhoram sua saúde”, disse o prefeito.

Prestigiando a inauguração, o vereador Marcelo Verly elogiou a iniciativa, enfatizando ser de vital importância a inauguração daquele espaço, pois garantirá maior qualidade de vida à população idosa. “E o melhor disso tudo é que a academia está aberta a toda a comunidade, sem qualquer ônus. Este projeto, sem dúvida, além do grande alcance social, destaca uma questão fundamental, que é o trabalho preventivo da saúde, que certamente trará resultados mais do que positivos para os frequentadores do Centro de Convivência”, frisou.

Já para o vereador licenciado e atual secretário municipal de Assistência Social, Isaque Demani, o projeto é a prova do compromisso do atual governo junto à sociedade. “Há essa necessidade de buscar a melhora da qualidade de vida das pessoas. Nós, mais jovens, queremos chegar a essa idade com a mesma disposição que todos vocês (idosos) aqui têm”, disse.

A alegria dos idosos ao entrar na nova academia

Simuladores de esqui, cavalgada e caminhada, além do alongador, e o de rotação vertical, por exemplo, são alguns dos 12 aparelhos da academia. Desde a abertura oficial do espaço, os diversos idosos que estavam no local passaram a matar curiosidade de ver como funciona cada equipamento.

Além da importância da musculação, que garantirá melhor condicionamento físico dos participantes, as atividades servirão também para a realização de fisioterapia. Este é o caso de Eunice Helena Cruz, que revela ter passado por uma cirurgia no tendão do braço direito e tem um alto gasto com o processo de recuperação. “Por mim este projeto já poderia ter sido inaugurado antes. Há bastante tempo pago muito dinheiro para fazer a fisioterapia e agora terei a oportunidade de realizá-la de graça”, entusiasmou-se.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade